Menu...

22 de setembro de 2018

Oi é condenada por dizer que funcionário não deve ter vida pessoal


Hospital de Olhos

A Oi terá de pagar, solidariamente, uma indenização de R$ 5 mil a um empregado da prestadora de serviços Telecomunicações Engenharia (Telenge), que atendia a operadora no Paraná. O motivo foi a fixação de um e-mail impresso no mural dos funcionários que continha os “dez mandamentos da telefonia”, no qual a empresa avisava: “Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.”

O profissional, que atuava como instalador, reclamou que durante seus dois anos e meio de contrato o e-mail era fixado frequentemente no mural. Os próprios empregados sumiam com o papel por se sentirem ofendidos, mas a empresa voltava a divulgá-lo.

O primeiro a condenar a prática foi o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), que considerou que o aviso passava “a sensação de que o conteúdo da mensagem era o correto e o esperado” dos funcionários.

A princípio, a Oi (à época, Brasil Telecom) negou a prática, mas segundo o Conjur testemunhas confirmaram a história do empregado. A Telenge, então, alegou que tudo não passava de “uma piada, uma história, não para ofender os funcionários e, sim, para a empresa ter um clima de descontração e amizade”.

A prestadora ainda argumentou que é possível encontrar textos semelhantes na internet, mas o TRT respondeu que a disseminação do material entre amigos ou pela rede é diferente da tentativa de institucionalizar os mandamentos.

Derrotada, a Oi procurou o Tribunal Superior do Trabalho (TST), mas perdeu novamente. O ministro José Roberto Freire Pimenta, relator do recurso, entendeu que houve “evidente afronta à imagem e à dignidade da pessoa humana”.

Confira quais eram os 10 mandamentos:

Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.

Não verás seu filho crescer.

Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.

Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais, terás úlcera.

A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o china in box.

Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.

Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho.

Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.

Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.

Quando de folga no domingo, sairás à rua olhando os postes e as redes, como se fosse um lazer.

via: Olhar Digital

Tags: , ,

Comente aqui

dictum efficitur. ut tempus Praesent adipiscing sit Phasellus tristique