Vacinação de idosos entre 80 e 84 anos começa dia 1º de março em SP

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Os idosos do estado de São Paulo, com idades entre 80 e 84 anos, serão vacinados contra a covid-19 a partir do dia 1º de março. O anúncio foi feito hoje (10) pelo governo paulista.ebc Vacinação de idosos entre 80 e 84 anos começa dia 1º de março em SPebc Vacinação de idosos entre 80 e 84 anos começa dia 1º de março em SP

Esse público soma 563 mil pessoas nos 645 municípios de São Paulo. Para a vacinação desses idosos será utilizada parte das 8,7 milhões de novas doses da vacina CoronaVac, que serão produzidas com os insumos que chegaram ao Brasil na manhã de hoje. A CoronaVac é uma vacina contra o novo coronavírus que está sendo produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.

Já a vacinação dos idosos entre 85 e 89 anos foi antecipada e terá início nesta sexta-feira (12), reunindo 309 mil idosos em todo o estado.

A vacinação contra o coronavírus começou no dia 17 de janeiro na capital paulista, logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o imunizante. 

Os primeiros a serem vacinados no estado de São Paulo foram os profissionais de saúde, com prioridade para os que trabalham diretamente no atendimento de pacientes com covid-19, além de indígenas, quilombolas e pessoas com mais de 18 anos que vivem em instituições de longa permanência. 

Já os idosos com mais de 90 anos começaram a ser vacinados na semana passada. Até agora, mais de 1 milhão de pessoas já foram vacinadas no estado.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, o ritmo de vacinação na capital tem sido quatro vezes superior ao de confirmação de novos casos de covid-19 no estado. Desde 17 de janeiro, São Paulo já vacinou mais de 1 milhão de pessoas, enquanto o número de novos casos, nesse período, somou 260 mil.

Insumos

Uma segunda carga de insumos para a vacina CoronaVac chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos às 7h20 de hoje, trazendo 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que vai permitir a produção de 8,7 milhões de doses da vacina. A carga foi transportada pela empresa aérea TAP e saiu da China na terça-feira (9), com escalas na Finlândia e em Portugal.

No último dia 4 de fevereiro, o Instituto Butantan já havia recebido um carregamento com outros 5,4 mil litros de IFA para a produção de 8,6 milhões de doses. Essas doses de vacina vão começar a ser entregues ao Ministério da Saúde a partir do dia 23 de fevereiro. O Butantan também já solicitou nova remessa de oito mil litros de IFA para a Sinovac.

Segundo o governo paulista, o Ministério da Saúde já recebeu 9,8 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan. O atual acordo entre o Butantan e o Ministério da Saúde prevê a entrega de 46 milhões de doses até o fim de abril, além de outras 54 milhões de doses.

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Saúde

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist