Menu...

24 de maio de 2019

Deputados discutem repasse de emendas para a reforma do HGV


Hospital de Olhos

Publicidade

Os deputados estaduais vão destinar emendas para a reforma do Hospital Getúlio Vargas. O acordo foi firmado entre os legisladores nesta quarta-feira (24) na ocasião da audiência pública sobre a situação dos pacientes renais crônicos no Piauí.

O projeto de reforma do hospital, segundo informou a coordenadora da Clínica de Nefrologia do HGV – Celina Castelo Branco, já está pronto desde 2015, inclusive com aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que sejam realizados transplantes no hospital. A obra, segundo Celina, gira em torno de R$ 228 mil.

A coordenadora assegurou ainda durante a sessão que o cancelamento do contrato da empresa que faz a entrega dos medicamentos de pacientes para diálise peritonial em todo o Brasil é outro problema que tem dificultado a vida dos pacientes renais, pois a empresa não aceita mais a tabela do SUS.

“Uma decisão judicial obrigou a empresa a continuar atendendo os pacientes antigos, mas nós não temos como obrigá-la a atender os novos, por isso ficou recomendado que o HGV fique responsável pelos pacientes que precisam de diálise peritonial no estado, o que é uma logística bem complicada”, acrescentou Celina Castelo Branco.

Publicidade

O deputado Dr. Hélio, que também marcou presença, pediu apoio aos deputados da Comissão de Saúde para que destinem emendas parlamentares para a reforma do hospital. Ele fez críticas ao governo quanto aos descasos com o SUS.

O superintendente de Atenção Integrada a Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), Herlon Guimarães, garantiu que o Estado vai regularizar a entrega de medicamento aos pacientes renais na próxima terça-feira (30).

A deputada Teresa Britto (PV) reafirmou que vai conversar com os deputados sobre a reforma do HGV, ocasião em que pediu o empenho do Estado para resolver os problemas dos pacientes renais no Piauí.

Com informações da Alepi

Publicidade

Tags: