endividamento das famílias ciro nogueira

Ciro Nogueira defende projeto que combate endividamento das famílias

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) defendeu, na sessão desta terça-feira (4) da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) o projeto (PL 1763/2019) que apresentou para combater o endividamento das famílias. A proposta reduz o limite dos descontos na folha de pagamento por empréstimos e financiamentos para 15% da remuneração mensal do trabalhador.

Ciro argumentou que o endividamento das famílias brasileiras alcançou o maior patamar desde setembro de 2015, chegando a 62%. “Muitos aposentados são enganados por empresas, e até por familiares, a tirarem consignados para comprar bens de consumo. Com isso se envolvem em dívidas altas, o que, muitas vezes, vira uma bola de neve difícil de controlar”, afirmou o senador.

O senador apontou as altas taxas causadas pela concentração bancária como outro grande causador desse cenário de endividamento. Para Ciro, é hora de o legislativo debater soluções para esse problema. “Esta Casa tem que enfrentar essa questão, esses empréstimos têm prejudicado principalmente as pessoas de baixa renda no nosso País”, alertou.

A análise do PL 1763/2019 foi adiada para a próxima sessão da CAE por um pedido de vistas do senador Chico Rodrigues (DEM-RR). Se a proposta for aprovada, segue para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *