Polícia Federal inaugura novas instalações do Instituto Nacional de Criminalística

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Brasília/DF – A Polícia Federal inaugurará, amanhã (15/12) às 16h, as novas instalações do Instituto Nacional de Criminalística – INC, com a conclusão das obras do Projeto do Centro Nacional de Difusão de Ciências Forenses da Polícia Federal.

Trata-se de uma obra estratégica para a Polícia Federal, que amplia a sua capacidade de análises laboratoriais e possibilita a capacitação de Peritos Criminais e de servidores das Forças de Segurança de todo o país, melhorando a qualidade dos serviços ofertados para a Segurança Pública em nível nacional.

O projeto de transformação do INC em Centro Nacional de Difusão de Ciências Forenses – CNDCF, foi iniciado em 2012, e representa a ampliação da capacidade de treinamento de Peritos Criminais Federais, com a criação de 10 salas de treinamento, com capacidade individual para até 40 alunos. Com isso o INC disponibilizará laboratórios-escola para Peritos Estaduais, servidores das Forças de Segurança e demais parceiros da Polícia Federal.

A ampliação do Instituto Nacional de Criminalística, propiciou a criação de mais de 50 novos laboratórios e a reforma e readequação dos laboratórios existentes, atendendo às diversas áreas da Criminalística: Medicina e Odontologia Legal, Perícias Externas, Local de Crime, Bombas e Explosivos, Meio Ambiente, Engenharia Legal, Audiovisual, Informática, Genética Forense, Documentoscopia, Análises Químicas e laboratoriais, isótopos estáveis e Geoprocessamento (incluindo o centro operacional do Programa Brasil M.A.I.S), Merceologia e Crimes Financeiros. A ampliação do parque de laboratórios do Instituto Nacional de Criminalística possibilitará a centralização da realização de exames periciais, com substancial economia para a Polícia Federal.

A reforma das atuais instalações do INC contou ainda com a melhoria e a ampliação do Auditório Antônio Carlos Villa Nova, com capacidade de 297 lugares; a criação de novos espaços, tais como o Salão Nobre, para reuniões diversas; e um espaço adequado para eventos e exposições ligados à Polícia Federal e à criminalística nacional. Além disso, a reforma possibilitou a modernização dos equipamentos elétricos, de segurança e de controle de acesso, além de um novo sistema de ar condicionado central e uma nova cabine de entrada de energia elétrica, melhorando a qualidade e a segurança do fornecimento de energia de todo o complexo da Polícia Federal no Setor Policial Sul.

A área total do Instituto Nacional de Criminalística passou de 10.000 m² para aproximadamente 30.000 m², com destaque para os quase 10.000 m² de áreas reservadas para laboratórios e treinamento de Peritos Criminais Federais e Servidores das Forças de Segurança. O projeto dos laboratórios de criminalística e treinamento foi inspirado nos grandes laboratórios de Perícia, das melhores forças de segurança do mundo, como o FBI e o DEA.

Com a conclusão das obras do projeto – estimadas em R$ 75 milhões em valores atualizados – consolida o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal como o maior Instituto de Perícia Criminal do Brasil, e um dos maiores do mundo, em área construída e diversidade de exames forenses.

 

Comunicação Social da PF

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist