Polícia Federal deflagra operação para desarticular grupo criminoso especializado em roubo e comercialização de peças de veículos

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou, hoje (11/11) a Operação VERUS DAMNUM que tem por objetivo desarticular quadrilha especializada no roubo e comercialização de partes e peças de veículos automotores.

A ação cumpre 15 mandados de busca e apreensão: em São Paulo (6), Guarulhos (1), Osasco (7) e Itaquaquecetuba (1), expedidos pela 1ª Vara de Crimes Tributários, Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJ/SP.

A operação de hoje mobilizou cerca de 80 policiais, conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e é um desdobramento da Operação VERUS DOMINUS, desencadeada em março/2020, cujos fatos investigados eram similares.

A investigação foi iniciada a partir da troca de informações entre PF e PRF.

Diligências realizadas no curso da apuração,  revelaram que diversas partes de veículos estavam sendo direcionadas a galpões e empresas de fachada, localizados em São Paulo. Também foi verificado que uma parte desses objetos era posteriormente comercializada, com base em notas fiscais falsas, emitidas por empresas conhecidas como “empresas noteiras”, ou seja, criadas somente para que as notas fiscais sejam irregularmente emitidas. Estima-se, preliminarmente, que os valores envolvidos nas irregularidades podem alcançar os R$ 20 milhões.

Os alvos são pessoas físicas e jurídicas, especialmente em galpões que podem estar sendo utilizados para guarda e adulteração de veículos. Com o cumprimento dos mandados, a Polícia Federal espera conhecer o modo de atuação dos investigados e até mesmo ampliar o foco da investigação. Nos locais de exploração, caso sejam encontradas partes de veículos em situação irregular, há a possibilidade de realização de prisões em flagrante por receptação, formação de quadrilha e adulteração de sinais de veículos automotores.

 

VERUS DAMNUM que dizer “dano real”, em latim, e faz referência aos graves danos que os investigados vêm causando à sociedade paulista.

 

Setor de Comunicação Social da Superintendência da PF em São Paulo
(11) 3538-5013
cs.srsp@dpf.gov.br

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist