Polícia Federal combate trabalho escravo em Jacareacanga/PA

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Belém/PA – A Polícia Federal participou, entre os dias 26 e 30 de outubro, de operação conjunta com a Divisão de Erradicação do Trabalho Escravo, órgão vinculado ao Ministério da Economia, e os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, além da Defensoria Pública da União e IBAMA no combate ao trabalho escravo.

A ação ocorreu em garimpo localizado no município de Jacareacanga, onde foram encontrados 39 trabalhadores submetidos à condição análoga à de escravos, mantidos em condições degradantes de trabalho e de vida.  Durante a fiscalização, verificou-se que os gêneros de primeira necessidade e os equipamentos de proteção individuais eram inadequados ou inexistentes, bem como outros produtos eram fornecidos pelos empregadores a preços bastante acima do mercado.

Durante a operação, além do resgate dos trabalhadores, a Polícia Federal prendeu duas pessoas em flagrante por mineração ilícita, exploração de mão de obra análoga à de escravos e porte de munição de arma de fogo. Além disso, o IBAMA inutilizou duas escavadeiras hidráulicas empregadas para mineração irregular.

As penas mínimas e máximas somadas dos crimes investigados são de 4,5 a 17 anos de reclusão, além de multa.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Telefone: (91) 3214-8029 / 984222396
E-mail: cs.srpa@dpf.gov.br

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist