Polícia Federal apreende mais de três toneladas de pirarucu no Amazonas

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


MANAUS/AM – A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (3/1)  três pessoas pelo transporte de aproximadamente três toneladas de pirarucu, produto de pesca ilegal. As prisões ocorreram após fiscalização da PF a embarcações no Porto de Manaus, que contou com a cooperação da Receita Federal.

 

Também foram localizados na mesma embarcação mais de 2 Kg de droga, cujo exame preliminar indicou tratar-se de maconha, fato que resultou na prisão de mais uma pessoa.

 

Os quatro presos foram conduzidos à sede da PF nesta capital, onde foram instaurados dois inquéritos policiais mediante autos de prisão em flagrante, por crimes ambientais e de tráfico de drogas, respectivamente.

 

Os três presos pela possível prática do crime ambiental recolheram os valores arbitrados pela autoridade policial, conforme previsto em lei, e responderão em liberdade. A embarcação foi apreendida.

 

Além disso, as mais de três toneladas de pirarucu apreendidas, produto perecível, foram destinadas pela PF ao programa Mesa Brasil, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício de comida.

 

O quarto suspeito, preso pela possível prática de tráfico de drogas, crime inafiançável, foi hoje encaminhado à unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A droga apreendida será destruída pela PF após autorização judicial.

 

ENTENDA O CRIME AMBIENTAL

 

De 15 de novembro 2020 até 15 de março deste ano, a pesca de algumas espécies de peixe fica proibida. Isso porque é período de defeso nos rios amazônicos, a fim de possibilitar a reprodução e manutenção dessas espécies aquáticas.

 

No caso do pirarucu, a pesca é proibida durante todo o ano, como forma de proteção ambiental frente à ameaça de extinção. A pesca dessa espécie é autorizada pelo Ibama apenas em determinadas áreas, como locais de manejo com considerável quantidade de pirarucu em relação ao número de habitantes.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas

Contato: cs.sram@dpf.gov.br

www.pf.gov.br

(92) 3655-1548

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist