PF combate usurpação de bens da união em Minas Gerais

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 5/11, a Operação NÔMADES, para combater garimpo ilegal de quartzos raros e outros minerais na região das cidades mineiras de Curvelo, Bocaiuva e Governador Valadares, descapitalizando e desarticulando a organização criminosa investigada, além de reprimir grupos armados que atuavam na coação e ameaças a pessoas ligadas ao ramo de extração mineral legal em Minas Gerais.

As investigações apuraram que o grupo criminoso atuava sem licenças em extrações de minerais raros, incluindo contrabando de pedras raras para países da Ásia, sem recolhimento de contribuições e tributos devidos, causando prejuízo de milhões de reais ao meio ambiente. Os investigados também praticavam lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio.

Foi identificado vínculo criminal entre diversos investigados de outras operações realizadas em Minas, como a LODO VERDE II.

A Polícia Federal representou por 11 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela Justiça Federal de Belo Horizonte e cumpridos nas cidades mineiras de Bocaiúva, Couto de Magalhães, Governador Valadares e Para de Minas e em Vila Velha/ES, em locais de garimpos ilegais e em residências e empresas de pessoas ligadas ao grupo e beneficiadas com as atividades ilegais. Houve, também, bloqueio de valores e sequestro de bens imóveis e veículos de investigados. Durante as buscas, foram conduzidas duas pessoas por posse irregular de armas de fogo.

Os fatos investigados podem configurar diversos crimes contra o meio ambiente, como usurpação de bem da união, crimes de atuação de organização criminosa, de descumprimento de ordens de embargos e de ocultação patrimonial e lavagem de bens e capitais, que podem resultar em pena de reclusão de até 12 anos e multa.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais

cs.srmg@pf.gov.br | www.pf.gov.br

Contato: (31) 3330-5270

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist