PF combate extração de minério ilegal e trabalho escravo no sudeste do Pará

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


 

 

Belém/PA – A Polícia Federal deflagrou, na sexta-feira (20/11), a Operação Napuru, com o objetivo de combater a extração de minério ilegal e trabalho escravo no sudeste do Pará.

Participaram da deflagração 42 policiais federais, para dar cumprimento a nove mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela Subseção Judiciária da Justiça Federal em Redenção/PA. O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) também acompanharam as ações.

Durante a ação, duas pessoas foram presas em flagrante, sete áreas de garimpos clandestinos foram desativadas, além da apreensão de mais de R$ 97 mil em espécie, dois quilogramas de ouro, avaliadas em aproximadamente R$ 600 mil, 11 retroescavadeiras (máquinas de alto valor agregado), um caminhão caçamba, bombas de água e apetrechos de garimpo. Os maquinários apreendidos foram removidos das áreas de garimpo e transportados para depósitos designados pela Polícia Federal.

Aproximadamente 40 trabalhadores, que viviam no garimpo em regime análogo à escravidão, foram resgatados.

O êxito da operação só foi possível porque a Polícia Federal passou a contar, desde o início de setembro desse ano, com ferramenta incorporada pelo Programa Brasil M.A.I.S, que fornece imagens de satélites de alta resolução das áreas afetadas pela atividade ilegal. O dano ambiental ainda será quantificado pela perícia da PF.

Os crimes investigados são de usurpação de bens da União, crimes ambientais, redução à condição análoga de escravo e lavagem de dinheiro, com penas que podem alcançar 26 (vinte e seis) anos de reclusão e multas.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Telefone: (91) 3214-8029 / 984222396
E-mail: cs.srpa@dpf.gov.br

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist