PF apreende, no aeroporto de Altamira, diversos sacos contendo peixes

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Belém/PA – Na segunda-feira (23/11), após receber denúncia anônima de que haveria transporte de peixes no aeroporto de Altamira, uma equipe da Polícia Federal se deslocou até o aeroporto e lá verificou que havia 3 malas suspeitas. Após verificadas pelos agentes da companhia aérea, restou confirmado que estavam transportando grande quantidade de líquido.

Ao abrir as malas, os policiais encontraram diversos sacos plásticos contendo peixes. As malas pertenciam a três mulheres. Uma delas conseguiu se evadir do local, as outras duas foram conduzidas pela PF para a delegacia para prestar esclarecimentos.

Os peixes foram conduzidos para o Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu, da Universidade Federal do Pará, onde foram analisados pelo professor responsável. De lá, foram encaminhados para o IBAMA, que dará destino aos animais.

Após o laudo, a espécie dos peixes foi confirmada como sendo Conorhynchos conirostris, Nome popular: pirá-tamanduá, uma Espécie endêmica do rio São Francisco e que está ameaçada de extinção, segundo o ICMBio  (https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/plano-de-acao-nacional-lista/3619-plano-de-acao-nacional-para-conservacao-de-especies-ameacadas-de-peixes-do-rio-sao-francisco).

Se confirmadas as suspeitas e após as oitivas, as mulheres detidas poderão responder por crime ambiental previsto no art. 34, parágrafo único, III, da lei 9605/98, que prevê como pena – detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Ainda não se sabe o valor comercial dos peixes, nem de onde vieram, mas o voo tinha como destino final Manaus, com escala em Belém.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Telefone: (91) 3214-8029 / 984222396
E-mail: cs.srpa@dpf.gov.br

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist