Menu...

19 de novembro de 2018

Eleitores fotografam urnas durante votação no Piauí e são encaminhados à Polícia Federal


Hospital de Olhos

Em Parnaíba, no Litoral do Piauí, dois eleitores foram flagrados fotografando a urna eletrônica dentro da cabine eleitoral durante a votação deste domingo (28). Eles foram conduzidos, segundo o G1, para a delegacia de Polícia Federal para prestarem esclarecimentos e logo foram liberados após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

O primeiro caso foi registrado na Unidade Escolar Cândido Ataíde – pela manhã, no bairro São Vicente de Paula.

“Vimos uma luz de flash, e a secretária avisou que era proibido. Ele saiu da cabine falando ‘Você vai fazer o quê? Não pode fazer nada!’, e saiu tratando a gente mal” relatou a mesária Verônica Laice. O caso foi comunicado à Polícia Militar, que encaminhou o eleitor até a sede da PF.

Já o segundo caso ocorreu no Colégio Diocesano, quando uma mulher também foi flagrada fazendo a foto do momento do próprio voto na 12ª seção no bairro Nova Parnaíba.

O uso de qualquer dispositivo que registre o voto é proibido pela Justiça Eleitoral, proibição que visa assegurar o sigilo do voto, além de caracterizar crime eleitoral pelo artigo 312 do Código Eleitoral, que prevê pena de detenção de até dois anos.

Foto: Kairo Amaral / TV Clube

Tags:

Comente aqui

pulvinar Donec Praesent ultricies vel, elementum sed commodo Aliquam dictum efficitur. ante.