Wellington e Regina tratam sobre vacinação, reforma tributária e auxílio emergencial com Congresso Nacional

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


O governador licenciado Wellington Dias e a governador em exercício Regina Sousa participaram, nessa sexta-feira (12), de uma reunião virtual com os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e alguns governadores integrantes do Fórum Nacional de Governadores. Eles debateram o cronograma de vacinação da Covid-19, a reforma tributária e a volta do auxílio emergencial para a população baixa renda.

Mesmo afastado do cargo para uma cirurgia ocular, Wellington Dias participou como coordenador do tema vacina do Fórum e presidente do Consórcio Nordeste. “Eu havia solicitado o encontro antes da cirurgia e, como foi aceito o meu pedido, resolvi participar junto com Regina”, explicou o governador.

Durante a reunião, Wellington solicitou que os dois parlamentares intercedessem junto ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o cronograma da vacinação contra a Covid-19 no país. “O ministro afirmou durante audiência no Senado que até julho 50% da população brasileira estará imunizada. Mas até agora, quando nos aproximamos de um mês desde o início da campanha de vacinação, menos de 3% das pessoas foram vacinadas. Nesse ritmo, não chegaremos à metade no prazo informado por Pazuello. Por isso queremos saber qual será o cronograma do Ministério da Saúde”, cobrou o governador. Pacheco e Lira se comprometeram então a marcar uma reunião com Pazuello para que ele informa qual será o cronograma.

Outro ponto provocado na audiência foi a solicitação para que o Ministério da Saúde volte a credenciar leitos de UTIs nos estados para tratamento de Covid. Dos 12 mil leitos credenciados até dezembro, o Ministério reduziu o total para 6 mil e deve reduzir para 3 mil leitos em março. A situação preocupa porque os casos de Covid estão em ritmo de crescimento.

Wellington e os demais governadores provocaram também a compra, pelo Ministério da Saúde, de insumos e medicamentos, pois os mesmos estão com preços alterados. Eles consideram que o ministério tem mais força para reduzir os valores, controlando-os. Na reunião, os chefes dos Executivos estaduais questionaram com os parlamentares sobre a possibilidade dos estados pagarem pela vacina, caso haja excedente.

“Também cobramos que se agilize a liberação da vacina Sputinik, pois já está em vigor a lei que permite o uso da vacina se já tiver sido aprovada em agência de regulação internacionais”, comentou.

Na área do desenvolvimento social, o ponto principal foi o retorno do auxílio emergencial, que manteve o consumo em 2020 aquecido, e sua descontinuidade já foi sentida pelo comércio, que desaqueceu em janeiro. “Pedimos também medidas para proteção do emprego”, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste.

Sobre a reforma tributária, em tramitação no parlamento, os governadores pediram que a mesma, que está tramitando no Congresso Nacional, seja analisada e votada junto com as mudanças do ICMS sobre combustível e energia. “Defendemos a emenda 192 da PEC 45, que foi sugerida pela Secretaria da Fazenda do Piauí”, comentou Wellington. A emenda foi apr

A audiência tratou ainda sobre mudanças na Securitização da Dívida Ativa e Fundo de Recebíveis (aprovado no Senado e está na Câmara Federal aguardando votação). Os governadores acreditam que a Securitização poderá passar pela portabilidade, permitindo ainda a entrada de empresa privada.

Participaram do encontro os governadores do Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Pernambuco e Amazonas.

WhatsApp Image 2021 02 12 at 11.30.43 Wellington e Regina tratam sobre vacinação, reforma tributária e auxílio emergencial com Congresso Nacional
WhatsApp Image 2021 02 12 at 11.30.42 1 Wellington e Regina tratam sobre vacinação, reforma tributária e auxílio emergencial com Congresso Nacional
WhatsApp Image 2021 02 12 at 11.30.42 Wellington e Regina tratam sobre vacinação, reforma tributária e auxílio emergencial com Congresso Nacional
WhatsApp Image 2021 02 12 at 11.30.43 1 Wellington e Regina tratam sobre vacinação, reforma tributária e auxílio emergencial com Congresso Nacional
WhatsApp Image 2021 02 12 at 11.30.43 2 Wellington e Regina tratam sobre vacinação, reforma tributária e auxílio emergencial com Congresso Nacional
Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist