Wellington articula com governadores ajuda de outros estados para o Amazonas

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, está mobilizando outros estados para garantir ajuda humanitária ao Amazonas, que passa por uma crise no sistema de saúde. A falta de oxigênio está afetando pacientes infectados com a Covid-19 e que precisam de auxílio da respiração mecânica. O chefe do Executivo piauiense também está representando, nessa mobilização, o Fórum de Governadores do Brasil.

Wellington apresentou ao governador do Amazonas, Wilson Lima, a necessidade de ajustar a estratégia de transferência de pacientes para outros estados. “Ainda há pelo menos 750 pacientes graves, incluindo bebês e adultos que precisam de ajuda. Dezenove estados brasileiros já ofertaram vagas que garantem esse atendimento. A exemplo do Piauí, o que precisamos é de aeronaves que transportem pacientes e uma equipe necessária para acompanhá-los durante o deslocamento”, explicou Dias.

IMG 20210116 WA0088 Wellington articula com governadores ajuda de outros estados para o Amazonas

Em reunião com representante do Ministério da Saúde, na sexta-feira (15), o governador do Piauí apresentou a proposta de viabilizar leitos especiais Covid na rede pública e privada para esses pacientes, principalmente na rede filantrópica. Os estados do Acre, Pará, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já manifestaram apoio.

O Piauí recebeu nove pacientes nessa sexta, que foram transferidos para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. A previsão era de que 30 amazonenses chegassem ao estado, mas a dificuldade para conseguir oxigênio inviabilizou a transferência de mais pessoas.

O Piauí também enviou insumos como EPIs e testes para Covid-19 ao Amazonas. Wellington defende que os estados que enviarem cilindros de oxigênio, na volta, os aviões já tragam pacientes, caso possam recebê-los.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist