Uespi implantará Núcleo de Pesquisa e Formação em Energias Limpas

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Uma parceria entre a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e concessionárias das energias limpas vai assegurar a implantação de um Núcleo de Pesquisa e Formação em Energias Renováveis (Nupefe), na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Uma reunião entre a superintendente da Suparc, Viviane Moura; o reitor da Uespi, Evandro Sousa e representantes das concessionárias GM, Brenger e Consórcio Energia Sustentável determinou as primeiras ações do núcleo que funcionará no Instituto Antonino Freire.

Segundo Viviane Moura, o núcleo vai capacitar mão de obra especializada para atuar em empreendimentos de produção energias renováveis implantados no estado. “Será um espaço para congregar alunos, professores e a comunidade em torno de um tema que é tão importante para o desenvolvimento do nosso estado”, anunciou a gestora.

reuniao uespi ppp e1611088918775 Uespi implantará Núcleo de Pesquisa e Formação em Energias Limpas

Inspirado no Centro de Referência de Energia Solar de Petrolina (PE), o Núcleo terá uma atuação para além da comunidade universitária, tornando possível, também aos demais servidores públicos, o acesso à plataforma de pesquisa e socialização de novas tecnologias. “Vamos trabalhar com pesquisadores atendendo à demanda das concessionárias mas também possibilitando que o mercado possa contar com profissionais qualificados em energias renováveis”, afirmou o reitor.

“O Núcleo dará mais suporte ao curso de Engenharia Elétrica da Uespi, que é o mais antigo do estado – criado há 18 anos – para geração e aplicação de conhecimento científico e que, agora, passa a ser integrado ao Nupefe proporcionando aos alunos uma formação mais completa, com laboratórios e conhecimento agregado na área de energias renováveis”, afirma o professora Juan de Aguiar, que estará à frente do Núcleo e também coordena o curso de engenharia Elétrica.

Estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Ciências da Computação e demais áreas que tenham interface com energias renováveis passam a contar com a estrutura do Núcleo em sua formação acadêmica e preparação para o mercado de trabalho. O trabalho para estruturar o novo espaço começa no próximo mês e as concessionárias da PPP de Energias Limpas do Piauí atuarão em conjunto para a implantação da plataforma.

“É um investimento concreto com retorno social para a universidade, que também desponta como protagonista numa área em que o Piauí já é destaque”, afirma o reitor que destaca as parcerias com a Suparc como fundamentais para melhorar a estrutura da Uespi.

Viviane Moura lembra que todos os projetos de parceria público-privada do Piauí têm, em seus contratos, uma contrapartida social, uma maneira de garantir serviços que melhoram a qualidade de vida dos piauienses. “Somos referência no Brasil, premiados internacionalmente por nossos projetos e nos diferenciamos por trazer para a área de Infraestrutura, a preocupação com o Social que, afinal, é o grande objetivo de uma PPP”, finaliza a superintendente.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist