Após campanha no Piauí, bebê de 04 meses vai iniciar tratamento do câncer nos olhos

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

A bebê Antonella, que tem apenas 04 meses e foi diagnosticada com câncer nos olhos, vai começar o tratamento.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e os pais da criança estiveram em reunião nessa terça-feira para ajustarem como será feita a assistência à menina.

A família fez uma campanha nas redes sociais gerando grande repercussão em todo o Piauí, o que chamou a atenção do secretário Florentino Neto. Ele pediu um reforço maior para o caso da menina Antonella.

O auxílio

As passagem e a estadia da família fora do Piauí serão custeadas pelo governo do Piauí – o Tratamento Fora Domicílio (TFD), que auxilia pessoas que precisam tratar doenças em outro estado.

Ana Carla Gouveia – que é mae de Antonella, considerou que a conquista foi uma grande vitória. “A gente já tinha dado entrada no programa, falamos com o secretário e já estava tudo certo. Ficamos muito gratos, não tenho nem palavras para agradecer pelas pessoas que nos ajudaram”, disse ao G1.

A família deve embarcar para São Paulo no próximo sábado, dia 09. Lá, Antonella vai dar início ao tratamento, a partir de segunda-feira pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha para ajudar a custear o tratamento foi iniciada após os pais descobriram a gravidade da doença. Antonella vai precisar de sessões de quimioterapia intra-arterial para ter a vida, a visão e os globos oculares preservados.

O tratamento

Sem o atendimendo do SUS, cada sessão sairia pelo preço de R$ 60 mil. “Quando começamos a divulgar, muitas portas se abriram para nós e somos muito gratos. Mães me procuraram e falaram sobre esse programa do governo também”, disse Ana Carla.

“Sobre o dinheiro que nós arrecadamos, vamos usar para pagar os custos quando formos para São Paulo e se sobrar pretendemos doar para uma criança que também precise”, completou a mãe.

Câncer nos Olhos | O retinoblastoma

A Dra. Mônica Santos Müller Campêlo, médica oftalmologista pela Universidade Federal do Piauí e especialista em oncologia ocular pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, explicou ao G1 o que é exatamente o retinoblastoma.

“É o tumor intra-ocular maligno mais comum durante infância. Ele está relacionado à existência de mutações genéticas no cromossomo 13 que podem ser herdadas dos pais, quando ocorrem nas células germinativas que formam o embrião, ainda na concepção do bebê, dentro do útero”, disse.

Antonella, de 04 meses

Após campanha no Piauí, Antonella meses vai iniciar tratamento do câncer nos olhos
A mãe de Antonella fala emocionada sobre o tratamento

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist