Menu...

26 de setembro de 2018

Sessão extraordinária da ALEPI instala comissão em defesa da Barragem


Hospital de Olhos
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares

A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) realizou na manhã desta sexta-feira (14) uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Castelo do Piauí para a instalação da Comissão Mista em Defesa da Barragem de Castelo/Juazeiro proposta pelo Deputado Estadual Antônio Félix (PSD). A idéia do parlamentar campomaiorense foi elogiada por todos.

Estiveram presentes representantes das cidades de Juazeiro do Piauí, Castelo e São Miguel do Tapuio, alem de deputados estaduais, federais, secretários municipais, membros de sindicatos e vários populares.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel SoaresVereadores e autoridades presentes.

A comissão é formada por 15 membros, entre eles 03 deputados estaduais como titulares e 02 como suplentes, 02 federais, um senador, os prefeitos de Juazeiro e Castelo, um vereador de cada cidade, o presidente do IDEPI, representantes do CREA, da APPM e do CONFEA, e um representante da sociedade civil.

A Barragem terá capacidade para acumular 2,6 bilhões de metros cúbicos de água em período de chuvas e 1,6 no verão. Ela está orçada em aproximadamente R$ 300 milhões de reais e já possui R$ 55 milhões garantido pelo PAC 2.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Antônio Félix e os demais membros da comissão destacaram a importância que a Barragem trará não só à região onde será construída, mas para todo o Piauí e principalmente às cidades que são banhadas pela bacia do Rio Poti. “A Barragem será um divisor de águas, pois trará energia, turismo, emprego, renda e bastante desenvolvimento socioeconômico ao Piauí, alem de conter as águas da chuva evitando assim as enchentes que ocorrem anualmente em na capital Teresina”, justificou o deputado.
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Deputado federal, Júlio Cézar (PSD).

Em sua participação durante a reunião, o deputado federal, Júlio Cézar (PSD), disse que, a obra propiciará, maiores condições de renda e sobrevivência para as famílias dos municípios banhados pelo Rio Poti. “Temos que iniciar essa obra imediatamente, se não, os recursos podem voltar de onde vieram (Governo Federal).”, dizia Júlio Cézar.

Em outro trecho de sua fala, o deputado federal, Júlio Cézar, enfatizou que se não houver união entre as bancadas e a nova comissão,para resolver os problemas que estão por vir, a obra será mais uma vez atrasada.

“Essa é uma das prioridades do Governo Federal, muito embora, se não tivermos, a agilidade em resolver os problemas que estão aparecendo, isso não será possível. Como deputado do Piauí, e reconhecido por defender nossos municípios, me comprometo a continuar lutando por essa importante obra. É hora de mostrar resultados, e não de continuar um debate só de conversa.”, encerrou.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Prefeito de Castelo do Piauí, Dr. Zé Maia (PSD).

O prefeito de Castelo do Piauí, Dr. Zé Maia (PSD), disse que desde, seu ingresso na vida pública, já ouvia falar na construção da Barragem, mas, pouca coisa foi feita para que a obra pudesse se tornar realidade.

“Há décadas, temos conhecimento da importância desta obra, mas, pouca coisa foi feita para que a mesma se torne realidade como todos nós almejamos. Agora, com a comissão criada e o engajamento concreto de nossas bancadas, tenho certeza que a obra será iniciada e concluída.”, dizia Maia.

Ainda em seu discurso, o prefeito de Castelo do Piauí, descreveu a incredulidade da população no que se refere ao início da obra.

“Sabemos que ainda existem muitos castelenses descrentes sobre essa obra. Ao contrário de mim, que sempre acreditei, muito embora, tenha se passado tanto tempo de discussão e mais discussões e até o momento nada. Mas me dirijo ao nosso povo e digo, a obra da Barragem de Castelo e Juazeiro será uma realidade, trazendo consigo a redenção não somente de nossa cidade, mas de toda região.”, pontuou Dr. Zé Maia.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
O prefeito se mostrou preocupado e ansioso, para que o processo de licitação da obra seja iniciado e concluído, para que de fato o sonho se torne realidade.

“Vamos trabalhar para ver essa licitação pronta. A burocracia desse pais, é uma coisa impressionante, pois estamos, com mais de um ano que o governador Wilson Martins juntamente com todos nós, realizou o lançamento da licitação, no entanto, até o momento a burocracia tardou esse processo. Mas agora com a união de todos, em todos os poderes, nós conseguiremos.”, encerrou o prefeito Dr. Zé Maia.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Presidente do IDEPI – Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Deputado Estadual, Elizeu Aguiar (PSB).

O presidente do IDEPI – Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Dep. Elizeu Aguiar (PSB), informou durante a reunião, que tudo dando certo, a obra poderá ser iniciada entre os meses de Julho a Agosto de 2014. Informou também, que o empecilho para o início da obra está em um processo que tramita no Tribunal de Contas da União (TCU) impetrado por uma empresa que sequer participou da licitação.

“Estamos esperando apenas uma decisão do Ministro pra começar a obra”, disse Elizeu. Ele falou que o Governador Wilson Martins já esteve com o Ministro pedindo que ele acelere seu parecer. “Se o parecer for contrário iremos realizar outra licitação, mas se for favorável a obra irá iniciar ainda mais rápido”, argumentou o presidente.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Deputado Federal, Osmar Júnior (PCdoB).

O deputado Federal, Osmar Júnior (PCdoB) disse que é importante deixar o TCU, por dentro de todos os detalhes da importância da obra, não somente para a região, mas também para o Piauí, que se resume em mais de um milhão e duzentas mil pessoas sendo beneficiadas com a obra.

“Temos que nos reunir com o TCU – Tribunal de Contas da União, e mostrar a importância e magnitude de desenvolvimento que a Barragem de Castelo/Juazeiro terá não apenas para a região, mas para todo o Piauí, afinal, são mais de 1milhão de piauienses que serão beneficiados com a obra.”, dizia Osmar Júnior

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Prefeito de Juazeiro do Piauí, Tonho Veríssimo (PCdoB).

O prefeito de Juazeiro do Piauí, Tonho Veríssimo (PCdoB), se manifestou satisfeito por ver que a partir desta reunião, o projeto da obra da Barragem de Castelo e Juazeiro, está cada vez mais próximo de sair do papel.

“Estou confiante, e muito satisfeito com o empenho que todos nós estamos tendo para tirar esse projeto do papel, e fazê-lo tornar realidade. Agora, com a composição desta comissão mista, a obra será iniciada, pois serão mais pessoas cobrando e lutando para vencer os obstáculos da burocracia que permeiam nosso pais. Conclamo a todos, que se empenhem ao máximo pela Barragem de Castelo/Juazeiro.”, dizia o prefeito de Juazeiro do Piauí.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Deputado Estadual, Wilson Brandão (PSB).

O deputado estadual, Wilson Brandão (PSB), disse que a Barragem de Castelo/Juazeiro será a redenção da região e de boa parte do Norte do Piauí.

“Essa obra, indiscutivelmente será a redenção dos municípios de Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Buriti dos Montes, São João da Serra e de toda a região. E que se depender de empenho da bancada estadual e de minha pessoa, as ‘forças ocultas’ que não querem ver, o desenvolvimento do Piauí, e acima de tudo, de nossa região serão derrotadas.”, dizia o deputado.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Deputado Estadual Mardem Menezes (PSDB).

O deputado Mardem Menezes (PSDB), se colocou a interira disposição para participar de todos os momentos de luta e compromisso para que a Barragem de Castelo e Juazeiro se torne realidade.

“Estou à inteira disposição para dar continuidade, a essa caminhada em defesa da Barragem de Castelo/Juazeiro. Tenho certeza absoluta, que se continuarmos caminhando juntos, independentemente de siglas partidárias e cores de partidos, a obra será iniciada muito antes que imaginamos. A luta só depende de nós, temos que cobrar mais e nos empenhar para honrar a confiança da população.”, dizia Marden Menezes.

Ainda em sua fala, o deputado Marden, parabenizou a ALEPI – Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, e a Câmara de Vereadores de Castelo do Piauí, pela iniciativa da criação da comissão mista que irá cobrar a barragem.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Vereador, Raimundinho Mineiro (PSB).

Em sua fala, o vereador, Raimundinho Mineiro (PSB), repudiou a bancada do Piauí no Senado Federal, por não se fazer presente na sessão.

“Foi no mínimo desrespeitosa a atitude de nosso senadores do Piauí, em não terem vindo a Castelo do Piauí para participar de um momento tão importante como este. Aproveito para repudiar nossos representes no Senado Federal, por não terem tido a sensibilidade necessária para a redenção de nossa região.”, dizia o vereador Raimundinho Mineiro.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Vereador Marcelo Mineiro (PSD).

O vereador Marcelo Mineiro (PSD), disse em sua participação, que a obra será muito importante, para que os castelenses e filhos da região, não saiam de sua terra em busca de emprego.

“É lamentável, ver nosso povo ir embora pra cidades grandes em busca de emprego, mas, com a construção da Barragem de Castelo/Juazeiro, isso não vai mais acontecer, pois aqui terá emprego de sobra para todos.”, dizia Marcelo Mineiro.

O vereador disse ainda que, torce para que a essência do encontro, não fique apenas na ideia e na conversa, e que de fato a união pregada não seja apenas mais um discurso pré-eleitoral.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Deputado estadual Juraci Leite (PSD).

O deputado estadual Juraci Leite (PSD), disse que acompanhou o processo de construção da Barragem de Boa Esperança, e que na época, as criticas e incredulidades eram as mesmas vividas nos dias atuais pelo castelenses e juazeirenses, mas que foram superadas após o início e conclusão da obra.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares

O presidente da Câmara Municipal, Ver. Adalberto Neirane (PSDB), lembrou que além da contenção de água, que irá resolver o problema das cheias em Teresina, a obra propiciará, emprego e renda para toda a região.

“A obra além de conter as águas que inundam nossa capital, propiciará outros fatores de extrema importância para nosso povo, que será, emprego e renda (durante e depois da construção da barragem), piscicultura, agricultura, horticultura através de sistemas de irrigação e outros fatores. Não poderemos esquecer, da importância que a obra terá, para nosso turismo, onde poderão ser criadas novas rotas de turismo através das águas do Rio Poti.”, enfatizou Adalberto Neirane.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Presidente da Câmara Municipal, Ver. Adalberto Neirane (PSDB).

Ainda em sua fala, o presidente Ver. Neirane sugeriu que estudantes de Castelo do Piauí, pudessem compor a comissão, para que os mesmos possam acompanhar de perto, a importância da obra. Lembrou também, dos inúmeros debates que aconteceram na CMC, entre os vereadores, com respeito a obra da Barragem de Castelo/Juazeiro.

“Rogo a Deus, que nos ilumine, e faça todos os membros hoje aqui presentes, se empenharem como foi prometido, para que realmente consigamos realizar esse sonho da nossa população saia do papel e se torne realidade.”, encerrou o vereador Adalberto Neirane.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Robson Lima, Coordenador de Turismo de Castelo.

Robson Lima, Coordenador de Turismo de Castelo, disse que a obra está estrategicamente localizada em uma região rica em potencialidades turísticas, e que após a construção da barragem, o Parque Municipal Pedra do Castelo e os atrativos turísticos da região serão potencializados.

“O potencial turístico da região é vasto e riquíssimo. E poderá ser ampliado após a construção da Barragem de Castelo/Juazeiro, pois futuramente, poderemos criar novos atrativos turísticos através da prática de esportes náuticos.”, pontuou.

Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo do PI / Ronniel Soares
Legenda de Imagem
Fonte: Alepi

Tags: , , ,

Comente aqui

fringilla elit. ut dolor sed efficitur. nec mi, Donec