Seduc alinha parceria para oferta de mestrado para professores da rede estadual

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


WhatsApp Image 2021 02 05 at 11.33.04 2 Seduc alinha parceria para oferta de mestrado para professores da rede estadual

O Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão alinhando uma parceria a fim de criar um programa de pós-graduação (especialização e mestrado) voltado aos professores da rede estadual de ensino. A medida foi anunciada, na manhã desta sexta-feira (5), em uma reunião entre o secretário da Educação, Ellen Gera, e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-PI).

O compromisso da Seduc com a formação continuada de professores e demais profissionais da educação tem promovido a qualificação de toda a rede, refletindo na melhora significativa dos índices educacionais. A exemplo desse compromisso, o programa “No Chão da Escola”, por meio da Unidade Técnica do Chão da Escola (Utece), realizou em 2020 cerca de 40 cursos com mais de 65 mil expectadores.

No início da pandemia, a Seduc iniciou a preparação dos coordenadores das Gerências Regionais para replicarem as formações para as escolas, criando o Canal de Formação no Chão da Escola.

Foram implementados cursos virtuais de ferramentas tecnológicas, do iSeduc, aplicativos para aulas, atividades escolares, ensino remoto e ensino híbrido. Formação em protocolo biossanitário para o retorno às aulas presenciais. Também foi trabalhado o aspecto emocional dos professores, com a parceria com o Instituto Península e a disponibilização da plataforma Vivecer.

Para organizar, de forma sistemática, ações administrativas que contribuam para a valorização e formação dos profissionais da educação básica da rede estadual, possibilitando o afastamento para estudos em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) dos profissionais da educação, a Seduc conta com o Núcleo de Acompanhamento à Pós-graduação da Unidade Técnica “No Chão da Escola”, vinculada à Superintendência de Educação Básica (Sueb). Entre 2005 e 2020 mais de 500 professores foram contemplados com o programa, que permite que os salários se transformem em bolsas de estudos para os participantes.

WhatsApp Image 2021 02 05 at 11.33.03 Seduc alinha parceria para oferta de mestrado para professores da rede estadual

O secretário Ellen Gera enfatiza que a parceria entre Seduc e Uespi permitirá a oferta de novos cursos de pós-graduação e mestrado para os professores da rede. “Essa ação faz parte do trabalho da Seduc em valorizar os profissionais da educação e oportunizar qualificação. Professores qualificados contribuem com a evolução do ensino e aprendizagem da rede pública, consequentemente com a elevação do Índice Nacional da Educação Básica (Ideb), dentre outros, bem como são mais felizes em suas carreiras profissionais”, conclui o gestor.

Uma comissão do Núcleo de Acompanhamento à pós-graduação da Utece, sob a coordenação da professora Franciane Sousa, já está organizando o Edital de Afastamento para 2021. “A previsão para publicação do Edital de Afastamento de professores para estudos em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) é o dia 15 de fevereiro”, diz.

WhatsApp Image 2021 02 05 at 11.33.04 3 Seduc alinha parceria para oferta de mestrado para professores da rede estadual

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist