Secretária de Meio Ambiente visita obra do sistema adutor das barragens Bocaina/Piaus

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, esteve, nesta quinta-feira (21), nos municípios de Bocaina e Sussuapara a fim de visitar as obras do sistema adutor das barragens Bocaina/Piaus.

“Neste primeiro momento, os engenheiros da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar estão fazendo um levantamento de todo o material que está estocado, verificando a qualidade dos tubos, conexões, borrachas para podermos saber o que já temos e o que falta para dar seguimento ao trabalho”, explica a secretária.

visita srn4 Secretária de Meio Ambiente visita obra do sistema adutor das barragens Bocaina/Piaus

Fotos: Moura Alves

Em seguida, Sádia Castro conheceu o local previsto para fazer a captação de água da barragem de Bocaina, que tem a capacidade de 54 milhões de metros cúbicos de água. Lá também estão localizadas as plataformas e as bombas que realizam o processo de bombeamento da água para a estação de tratamento, situada a 300 metros acima da barragem.

“Depois de passar por todo o processo de retirada de impurezas, a água será direcionada ao abastecimento das cidades de Bocaina, Sussuapara e, em maior quantidade, para a cidade de Picos, em um trecho chamado de ramal Bocaina”, explica Moura Neto, engenheiro civil e agrimensor da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar.

visita srn3 Secretária de Meio Ambiente visita obra do sistema adutor das barragens Bocaina/Piaus

O projeto da adutora Bocaina/Piaus consiste em duas partes. A primeira, inclui o direcionamento de água da barragem de Bocaina para abastecer as cidades de Bocaina, Sussuapara e Picos. A segunda, capta água da barragem Piaus, em São Julião, que após passar pela estação de tratamento, bombeará água para as cidades de Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa.

“Esses municípios são os que mais passam por períodos de estiagem. Eu nasci e me criei no semiárido, entendo a problemática da falta de água nessa região. A conclusão dessa obra é uma prioridade da gestão do Governador Wellington Dias”, enfatiza Sádia Castro. A secretária esteve ainda no reservatório de Bocaina, que tem a capacidade de 100 mil litros e será o responsável por distribuir a água para consumo humano.

visita srn2 Secretária de Meio Ambiente visita obra do sistema adutor das barragens Bocaina/Piaus visita srn Secretária de Meio Ambiente visita obra do sistema adutor das barragens Bocaina/Piaus

visita srn5 Secretária de Meio Ambiente visita obra do sistema adutor das barragens Bocaina/Piaus

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist