Reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina preparam-se para o Enem

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Facilitar o acesso à educação no sistema prisional é um dos objetivos da Secretária de Estado da Justiça (Sejus). Na Penitenciária Feminina de Teresina, as reeducandas seguem mantendo uma rotina de estudo e preparam-se para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL. Nessa terça-feira (24), as internas participaram de um teste de conhecimentos, aplicados por professores da Seduc.

De acordo com Jussyara Valente, coordenadora de ensino da Sejus, esta é uma das etapas para a preparação das reeducandas para o Enem PPL. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades relacionadas à educação estão acontecendo de forma remota.

“As atividades de forma remota foram o modo que encontramos para que os internos não saíssem prejudicados. Nós temos o compromisso de ofertar todos os materiais necessários para que eles possam concorrer a essas vagas”, disse.

A coordenadora de ensino acrescenta que a educação no sistema prisional tem gerado resultados positivos. “No ano passado, tivemos um grande número de aprovados. A Educação é a nossa ferramenta primordial para a transformação dessas pessoas que estão privadas de liberdade. Nós sabemos que, além de contribuir com o conhecimento para que elas tenham condições de fazer reflexões, inclusive do ato que as trouxe para a penitenciária, elas também ganham com a remição de pena”, completa.

Para Francineia Guedes, reeducanda da Penitenciária Feminina, no sistema penal ela ganhou a chance de se dedicar mais aos estudos. “Eu estou tendo oportunidade que eu não tinha lá fora. Então, está sendo muito importante para mim. E eu quero lutar pelos meus estudos para que eu tenha um futuro melhor e fazer algo de diferente do que eu vivia antes”, afirma.

Durante todo o ano, os detentos têm acesso a diversos programas de ensino, como Pronatec, Projovem Urbano, EJA e revisões preparatórias para o Enem PPL.

IMAGEM SEJUS 2 Reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina preparam-se para o Enem

Foto: Thanandro Fabrício/Sejus

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist