Press "Enter" to skip to content

Programa Busca Ativa chega a 205 municípios do Piauí e se torna referência no mundo

O Programa Busca Ativa bate a marca da adesão de 205 municípios piauienses e tem sido considerado um dos grandes diferenciais no combate ao novo coronavírus não só no Brasil, mas no mundo, tendo sido destaque internacional no site Foreing Affairs.

O Programa consiste na utilização do aplicativo Monitora Covid, combinado com telefonemas para monitorar os sintomas de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 em suas casas e, em seguida, fazem visitas à casa para verificar os níveis de oxigênio e testar familiares mesmo que assintomáticos.

“A resposta do Piauí deve sua força a do sistema público de saúde universal do Brasil, chamado Sistema Único de Saúde . O SUS pertence a todo o país, mas apenas algumas cidades e estados o mobilizaram efetivamente durante a pandemia. Os vastos diferenciais em todo o Brasil mostram que apenas um sistema de saúde pública não é suficiente. O sucesso desse sistema depende de uma boa administração – algo que o país carece profundamente. Embora vários hospitais públicos em dois estados vizinhos tenham atingido a capacidade total da UTI nas últimas semanas, cerca de 35% dos leitos equipados com respiradores do Piauí em hospitais públicos estavam disponíveis na terça-feira (7)”, destacou a matéria.

De acordo com a gerente de atenção primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dilia Falcão, o programa Busca Ativa tem atingido o seu objetivo e ajudado no combate ao coronavírus no Piauí. Ela comemorou a adesão de tantos municípios e fez um apelo à população.

“Abram as portas para que possamos investigar, rastrear rapidamente, identificando as pessoas infectadas mesmo que assintomáticas para que possamos isolá-las e tratá-las e, juntos, vamos eliminar o coronavírus no Piauí”, disse Dilia Falcão.

Com informações do Governo do Piauí

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *