Professora realiza projeto que relaciona música popular e literatura

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


A professora Elimar Barbosa do curso de Letras/ Português, campus de Oeiras, propôs o projeto “Navegando na poesia em canções: um encontro entre literatura e música popular brasileira, que mescla entretenimento e cultura”. As atividades estão sendo realizadas de forma remota com duração até novembro, com encontros on-line, através da plataforma Google Meet.

O projeto “Navegando na poesia em canções” corresponde a uma série de encontros on-line entre alunos do curso de Letras/Português da UESPI e de outras instituições parceiras. O desenvolvimento do projeto se dará em três etapas: a primeira já está acontecendo e encerra neste mês. Nesse momento os participantes contam com um circuito de conferências sobre literatura comparada, as relações entre literatura e música e uma oficina sobre literatura e ensino e a prática booktube (canal no Youtube para quem produz conteúdo relacionado a livros e literatura).

A segunda etapa será o momento de apreciação e análise de canções e a terceira a produção do booktube como produto final da ação extensionista para disseminação dos resultados entre a comunidade externa.

a 1 Professora realiza projeto que relaciona música popular e literatura

A professora e coordenadora do curso de Letras/ Português, Elimar Barbosa, organizadora das atividades, afirma que o projeto de poesias surgiu da necessidade de propor estratégias de disseminação do conhecimento e conteúdos significativos para a vida do estudante, no caso, específico do estudante do curso de Letras/Português.

“A partir dessa reflexão,  sabendo do avanço progressivo dos estudos nas universidades brasileiras sobre a interface entre literatura e música, este projeto utiliza recursos tecnológicos, objetivando promover discussões teórico-críticas, com análises práticas, sobre as possibilidades de investigação científica centrada nas relações entre música e poesia. O Público alvo são acadêmicos do curso de Letras/Português em primeiro momento; e no segundo momento, a comunidade em geral, com a publicação dos resultados em booktubers e/ou podcast a ser divulgados nas redes sociais”, explica.

Contribuição acadêmica

Nesse debate, os alunos já puderam contar com uma ampla e rica discussão sobre as relações entre literatura e música com especialistas na temática de outras cidades e estados. O Felipe Soares, que é estudante do primeiro período do curso de Letras/Português da UESPI, está participando das discussões que o projeto propõe. “O Projeto está sendo uma grande experiência de aprendizado muito gratificante pois contribuirá para minha carreira discente e somará muito para meu currículo acadêmico possibilitando pesquisas na área da música popular brasileira. Desde sua elaboração pela Professora Elimar Barros as atividades tem cumprindo o objetivo, propondo o nosso aprofundamento, na literatura e musicalidade brasileira. É algo extraordinário simplesmente e estou amando participar”, diz.

As mestrandas da Universidade Regional de Cariri (URCA) Evanice Batista e Ângela Façanha pontuam que a participação delas nas conferências tem sido muito importante  para fomentar os conhecimentos sobre música e cultura.

“A partir do projeto estou tendo a oportunidade de conhecer teóricos que pesquisam nesse ramo dos estudos literários. Além de estar fazendo um estudo de um objeto que tenho uma identificação fora da sala de aula: poesia e música”, fala Evanice Batista, mestranda e também egressa do curso de Letras/ Português da UESPI.

Ângela Façanha acrescenta que o encontro tem sido muito proveitoso para sua formação continuada. “Nas conferências tenho tido oportunidades de conhecer novas formas de abordagem da literatura, que não conheci durante o curso de graduação. Tendo em vista que, a grade curricular do curso não abrange essa relação que o curso de extensão está nos proporcionando. Como ainda tem me dado oportunidades de manter uma relação com o campus no qual me formei”, ressalta.

O próximo encontro do grupo acontece hoje (05), às 19 horas, com a discussão sobre: “Literatura e canção: as novas leituras de mundo e a prática booktube – II”, com Profa. Ma. Priscila da Conceição Viegas.

a 2 Professora realiza projeto que relaciona música popular e literatura

 

Apoio do projeto

O projeto conta, ainda, com a colaboração interna dos professores: Prof. Dr. José Wanderson Lima Torres (UESPI/Teresina) e Prof. Dr. Fúlvio de Oliveira Saraiva (UESPI/Oeiras) e conta também com a colaboração externa dos seguintes estudiosos do tema: Prof. Me. Alfredo Werney Lima Torres (IFPI/Teresina); Prof. Ma. Maria Daíse de Oliveira Cardoso (SEMEC/Teresina); Profa. Ma. Priscila da Conceição Viegas (SEDUC/Maranhão).

 

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist