Poda de Árvores: prevenção e cuidados com energia elétrica

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

A energia elétrica é fundamental para o bem-estar geral das pessoas, mas pode ser perigosa, se não adotarmos alguns cuidados. A prevenção sempre será uma aliada para evitar acidentes. Um cenário de risco, identificado pela Equatorial Energia Piauí, é a poda de galhos de árvores que estejam próximos ou tocando na rede elétrica. Para minimizar esse risco, nos primeiros nove meses do ano, a distribuidora já realizou quase 60 mil podas em todo o estado, investindo mais de R$ 5 milhões nesse serviço.

A distribuidora realiza constantemente a poda de galhos de árvores, com equipes especializadas, buscando manter a integridade da rede e a continuidade do fornecimento de energia elétrica por todo o estado do Piauí. Este serviço é de responsabilidade da Equatorial Piauí quando os galhos estão próximos ou tocando a rede elétrica, onde constituem risco iminente de interrupção no fornecimento de energia ou de acidentes envolvendo a rede da concessionária e a população.

Como solicitar a poda de galhos de árvores para Equatorial

A solicitação de poda, quando a vegetação tem contato com a rede elétrica, pode ser feita por meio da Central de Atendimento da Equatorial Piauí, por meio do número 0800 086 0800. É importante o cliente estar com o número do código único de sua fatura ou CPF para dar celeridade ao atendimento e identificação correta do protocolo.

Cuidados e prevenção

Em regra, esse tipo de serviço só deve ser executado por profissionais habilitados, autorizados e que estejam com equipamentos de segurança adequados. Os casos de poda de árvore que não estejam próximos ou tocando a rede elétrica devem ser executados pelo órgão ambiental de cada município. “Sabemos da importância essencial do serviço de poda de galho de árvores, pois há períodos de ventos e chuvas mais fortes, fazendo com que árvores e galhos caiam sobre a rede, afetando diretamente no fornecimento de energia. Além disso, podem derrubar estruturas da rede elétrica, provocando o rompimento dos fios da rede de distribuição e danificando os postes de energia, por exemplo”, explica executivo de Manutenção e Automação Eduardo Abreu.

Para a realização das podas também é importante seguir alguns critérios técnicos, visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. Além disso, as podas devem ser precedidas de prévia autorização do órgão ambiental competente, e atendimento a legislação, obedecendo às regras de distância para a rede de energia e os tipos de cortes recomendados para cada situação. Algumas dicas sobre o plantio correto são: escolha o plantio de espécies de pequeno porte, plante-as no recuo entre a casa e a calçada, afastada da fiação, evite plantar árvores em ruas estreitas com calçadas largas e plante somente árvores de médio porte no lado oposto ao da fiação.

A interferência de árvores na rede elétrica é um problema que pode ser evitado com planejamento dos municípios e plantio de espécies apropriadas para a área urbana, de modo que não alcancem a altura da rede elétrica. “É importante que a população fique atenta ao plantio de espécies adequadas nos locais corretos para assegurar a arborização de vias públicas e sua convivência harmoniosa com os diversos equipamentos urbanos e com a rede de distribuição de energia elétrica”, orienta Eduardo Abreu.

Algumas orientações gerais sobre cuidados e atenção em relação a podas:

  1. Para evitar acidentes, não tente executar qualquer serviço sempre que houver proximidade da árvore e/ou de seus galhos com a rede elétrica;
  2. A atenção deve ser redobrada, não só para poda, mas quando as árvores tocam a fiação elétrica em geral. Não se deve subir ou usar varas metálicas para apanhar frutos, pois a árvore pode estar energizada. E caso queira podar árvores próximas à rede elétrica em sua propriedade particular, a Equatorial Energia também deve ser chamada;
  3. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, é possível solicitar através dos canais de atendimento da distribuidora uma avaliação técnica para verificar os reparos e a correta adequação para a poda de galhos das árvores;
  4. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, existe a possibilidade que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, utilize os diversos canais de atendimento da Equatorial para comunicar a situação, gerar o protocolo de atendimento para envio de equipes para regularização do fornecimento de energia e não realize poda de nenhum tipo nestas condições.
podas Poda de Árvores: prevenção e cuidados com energia elétrica

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist