Menu...

25 de setembro de 2018

Com 211 municípios na pior seca, poço no Piauí desperdiça 24 milhões de litros de água por dia


Hospital de Olhos

Um desperdício de água foi registrado pelo amarantino, especialista em Irrigação, José Augusto (Cabeça), no Poço Violeta II, situado nas proximidades dos municípios de Alvorada do Gurgueia e Cristino Castro. “Cerca de 24 milhões de litros de água são desperdiçados todos os dias”, disse ele.

O grande lamento do especialista se dá diante da pior seca registrada no Piauí nos últimos 50 anos. “Há uma calamidade em andamento no nosso estado com falta de água para preparar alimentos e tomar banho em 90% do território piauiense. 211 dos 224 municípios do Piauí estão em situação de emergência. Apesar da exuberância, o Poço Violeta II desperdiça todo esse volume d’água todos os dias desde 1973”, completa. O poço fica localizado a 600 metros da BR-135 visível a quem transita pelo local.

O Poço Violeta II, concluído em 21 de junho de 1973, tem profundidade de 1.000 metros e nível estático de 62,66 metros, com uma vazão estimada em 1 milhão de litros por hora. Sua água brota da terra com tanta força que chega a mais de 30 – talvez até 35 – metros de altura. A temperatura da água que jorra é de 45º Celsius.

De acordo com o Doutor em Geologia, Wilton José Silva da Rocha, o poço foi perfurado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) para um projeto do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no vale do Gurgueia.

Há controvérsias que apontam que o Violeta II surgiu por acaso, enquanto se buscava petróleo. “independentemente da finalidade, o que interessa mesmo é saber o que está sendo feito. Qual a intenção dos nossos governantes, em relação ao desperdício de água no Violeta? Existe alguma preocupação? Ou isso não interessa?”, interroga José Augusto.

Edição e postagem: Denison Duarte

José Augusto (Cabeça), exclusivo ao Portal Somos Notícia

Tags: ,

Comente aqui

facilisis vulputate, libero justo neque. libero. mi,