Menu...

22 de setembro de 2018

Piauí terá 1° Centro de Referência Feminino de Saúde do país


Hospital de Olhos

As obras do primeiro Centro de Referência Feminino em Recuperação do país, sediada no Piauí estão em fase de acabamento, a inauguração está marcada para o fim do mês de abril. O centro, que fica localizado nas antigas instalações do Centro Social Urbano (CSU) do bairro Buenos Aires, terá capacidade para atender até 60 mulheres que estejam em situação de dependência com álcool e outras drogas, a unidade trabalhará em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Hospital do Mocambinho.

De acordo com a gerente estadual de Saúde Mental, Leda Trindade, a internação acontecerá mediante análise clínica da pessoa solicitante, “nenhuma internação será feita de forma involuntária ou compulsória, antes de tudo a paciente precisa querer, mas isso só não basta, ela precisa passar por um atendimento no Hospital do Mocambinho e pela análise dos profissionais do CAPS, a partir daí, ela será encaminhada para a Casa de Acolhimento e lá terá todo o suporte necessário para recuperar-se dos vícios”.

O tempo de recuperação será de nove meses e a forma de tratamento oferecida neste espaço é o diferencial, “o nosso objetivo é criar um ambiente que remeta a um espaço residencial, com muita área verde e se mantendo distante de um espaço hospitalar. O uso de remédios só será feito com prescrição médica, no mais, as internas passarão o dia envolvidas com atividades ocupacionais”, ressalta Leda Trindade.

A gerente ainda destaca que outras três unidades de acolhimento serão implantadas no estado, uma masculina, uma feminina e uma infanto-juvenil. Segundo Leda, o recurso já foi autorizado e a Secretaria da Saúde do Estado está definindo o local que essas casas serão feitas.

Todo o recurso destinado à construção do Centro de Referência Feminino em Recuperação é oriundo do Tesouro Estadual e foi injetado cerca de R$1 milhão, somando todas as etapas da obra.

Fonte: Portal Piauí

Tags: , , , , ,

Comente aqui

ipsum ante. adipiscing consequat. lectus id nunc dolor. ut Praesent commodo