Menu...

21 de setembro de 2019

Piauí Conectado: implantação de fibra óptica sai da fase de testes


Hospital de Olhos

O governador Wellington Dias esteve na sede do Projeto Piauí Conectado no bairro Basilar, zona Sul de Teresina, na manhã desta segunda-feira (27). Segundo informações, o projeto de implantação de fibra óptica teria saído da fase de testes após a instalação de 26 pontos de conexão no município de Campo Maior.

O projeto, agora, será implantado na capital, onde está prevista a instalação de 360 pontos. A Parceria Público Privada deve implantar 5 mil quilômetros de fibra óptica em 96 municípios do Piauí, devendo suprir necessidades de órgãos públicos do estado por meio da internet. Em Teresina serão instalados 250 km de rede.

“Essa conexão faz com que todos possam trabalhar de forma avançada. Ou seja, coloca na verdade, para todo o Piauí, 64 gigabytes de internet. Gera emprego e coloca o Estado de forma moderna para o desenvolvimento na área de comunicação, com alta tecnologia e alta velocidade”, afirma Wellington.

Publicidade | Somos Notícia

Outros 173 pontos serão entregues para utilização da administração estadual a partir de junho. De acordo com o diretor do Piauí Conectado, Emerson Silva, a internet de qualidade vai ajudar o estado a fornecer serviços melhores como telemedicina, telessaúde, teleducação e outros que poderão ser agregados à internet de alta velocidade.

“Vai melhorar muito a qualidade de vida do cidadão piauiense. Com a telemedicina, por exemplo, quem mora em um município distante de Teresina, poderá fazer um exame pela rede ou assistir a videoaulas sem se deslocar à capital”.

Fibras ópticas não sofrem interferências de ondas eletromagnéticas de outras redes. Elas podem ser utilizadas nas telecomunicações e também no transporte de dados, o que as torna um importante recurso para qualquer meio de comunicação atual.

Com informações do Meio Norte

Publicidade | Somos Notícia
Publicidade | Somos Notícia

Tags: