Piauí terá categorização dos serviços de alimentação

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook
O Piauí vai participar da proposta de categorização dos serviços de alimentação no Brasil. Esta é uma iniciativa pioneira baseada em experiências bem sucedidas de cidades, como Los Angeles, Nova Iorque e Londres e será apresentada aos brasileiros em forma de um projeto-piloto. A Copa do Mundo FIFA 2014 foi considerado o momento apropriado para a execução desse projeto.

O projeto-piloto de categorização será implantado, de forma voluntária, em cidades que serão sedes da Copa do Mundo e também naquelas cidades interessadas em aplicar a metodologia proposta. O objetivo é melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos com a conscientização do cidadão e da responsabilização do setor regulado pela garantia do cumprimento de regras definidas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

A categorização é uma iniciativa da Vigilância Sanitária, em articulação com o Ministério da Saúde. As vigilâncias sanitárias das cidades participantes serão responsáveis pela inspeção dos serviços de alimentação e categorização desses estabelecimentos.

Visando a importância do projeto, principalmente em garantir a qualidade dos serviços de alimentação do Estado, no Piauí, o município piloto do projeto será Parnaíba. Devem ainda participar do projeto Teresina, Pedro II, Campo Maior, São João do Piauí, Oeiras, Luís Correia e São Raimundo Nonato.

A ideia da proposta é classificar os serviços de alimentação com base em um instrumento de avaliação que prioriza os aspectos de higiene de maior impacto para a saúde. Essa classificação fica disponível ao consumidor, dando a oportunidade de que o mesmo conheça a qualidade sanitária dos serviços de alimentação que ele utiliza. “A nossa intenção é dar segurança ao consumidor e incentivar os estabelecimentos para que tenha qualidade no serviço oferecido, evitando assim, qualquer tipo de dano à saúde da população”, disse a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Cada cidade participante do projeto irá selecionar os serviços de alimentação onde será aplicada a categorização. O Projeto já está em andamento no Piauí. Nos últimos 2 meses, uma equipe da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), esteve em Pedro II, Parnaíba, Luís Correia, Oeiras e São João do Piauí para orientar as visas municipais e fazer a apresentação da ação para o setor regulado.

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist