PGJ e coordenadora do GACEP entregam equipamentos de informática ao IML e visitam Instituto de Criminalística

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


A procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, Carmelina Moura, e a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP/MPPI), visitaram hoje (16) o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC), ambos sediados no bairro Saci, zona sul de Teresina.

As representantes do Ministério Público entregaram oficialmente ao IML 17 equipamentos de informática, incluindo computadores e digitalizadores de alta performance, para operacionalização de parceria que prevê o acesso dos membros do MPPI aos laudos emitidos pelos profissionais legistas.

O módulo de laudos do IML será implementado no sistema de Busca Integrada de Dados (BID), já utilizado pelos integrantes do Ministério Público. O objetivo é agilizar e modernizar as atividades de investigação e processamento das infrações penais.

A procuradora-geral e a coordenadora do GACEP foram recebidas pelo delegado-geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, pelo diretor-geral do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Antônio Nunes Pereira, pelos coordenadores do IML, José Luiz Castelo Branco de Siqueira e Marcos Antônio de Araújo Santos Filho, e pela diretora do Instituto de Criminalística, Julieta Castelo Branco Ismael.

WhatsApp Image 2021 02 16 at 11.56.15 PGJ e coordenadora do GACEP entregam equipamentos de informática ao IML e visitam Instituto de Criminalística

Foram realizados diálogos sobre as necessidades estruturais dos dois institutos, e também sobre a otimização dos fluxos para periciamento e destinação adequada de armas, veículos e entorpecentes apreendidos. A partir de uma abordagem interinstitucional e de um plano de trabalho coordenado e integrado, o GACEP desenvolveu e está executando o projeto PericiAR+, cujo principal objetivo é a promoção da agilidade na persecução criminal, com a diminuição das pendências de laudos periciais das armas de fogo, munições e explosivos armazenados no IC.

“Essa é uma importante atuação do Ministério Público do Estado do Piauí para o fortalecimento e reestruturação das polícias, com o aprimoramento das atividades dos profissionais, especialmente no IML e no Instituto de Criminalística. Nossa parceria tem o objetivo de conferir maior celeridade às perícias, agilizando os processos criminais e com resultados positivos para a sociedade piauiense”, declarou Carmelina Moura, após visitar as instalações.

WhatsApp Image 2021 02 16 at 12.08.22 PGJ e coordenadora do GACEP entregam equipamentos de informática ao IML e visitam Instituto de Criminalística
Equipamentos doados pelo MPPI ao IML por meio de acordo de cooperação técnica

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist