Pesquisadoras da Uespi realizam trabalho sobre o uso de GIFs no processo ensino-aprendizagem

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


As pesquisadoras do curso de Geografia, professora Maria Luzineide Gomes e a aluna Adriana Silva, desenvolvem um trabalho sobre o uso dos GIFs no ensino aprendizagem de Geografia. O projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e será apresentado no XX Simpósio de Pesquisa Científica e no XIX Seminário de Iniciação Científica, eventos simultâneos que acontecem entre os dias 9 e 11 de dezembro.

A professora e orientadora Maria Luzineide Gomes explica que o trabalho busca mostrar as dificuldades e as vantagens inerentes com o trabalho das GIFs em sala de aula. A pesquisa realiza um levantamento das GIFs animadas de cunho pedagógico na área da Geografia; apresenta um banco de dados de GIFs como proposta didática para ser usada em sala de aula, proporcionando uma melhor compreensão dos conteúdos de Geografia e discute o processo de ensino aprendizagem a partir do uso da GIFs na elaboração das aulas teóricas da educação básica /superior.

O GIF é sigla para Graphics Interchange Format, que, em português, significa “formato de intercâmbio de imagens”. Ele segue o princípio dos desenhos animados, os quais são sequencias de imagens que formam o movimento, criando  uma animação  mais curta. Segundo as pesquisadoras, a discussão sobre esse instrumento didático pedagógico, de uso das GIFS no ensino, tem crescido na rede de educação. O recurso é facilitador na compreensão de conteúdo das diversas áreas do saber.

a Pesquisadoras da Uespi realizam trabalho sobre o uso de GIFs no processo ensino-aprendizagem

Os GIFS podem ser usados como recursos didáticos para explicação de temas diversos na geografia

“A Geografia é uma disciplina escolar que enriquece o educando nas suas representações sociais e no conhecimento sobre as múltiplas dimensões da realidade social, natural e histórica, levando-o a compreender melhor o mundo e seu processo ininterrupto de transformações. As tecnologias encaminham as instituições para a adoção de uma ‘cultura informática’, que exige reestruturação tanto das teorias educacionais quanto da percepção e ação educativa, como por exemplo a reformulação de programas pedagógicos, a interdisciplinaridade dos conteúdos e a comunicação mais ampla com diferentes instituições em diversas partes do mundo. As imagens nos transportam para uma comunicação que vai além do nosso consciente”, ressalta a professora.

A orientanda e estudante do curso de Geografia, Adriana Silva, acrescenta que o professor também enfrenta desafios em relação a essa nova metodologia, mas ao longo do processo, é vantajoso. “O professor enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem precisa encontrar formas variadas de trabalhar, podendo usar recursos didáticos para preparar, melhorar ou aprimorar suas aulas, e uma maneira interessante está em trabalhar os conteúdos de forma a despertar a criatividade e a criticidade dos alunos utilizando de metodologias e recursos que fujam do parâmetro tradicional. Assim, percebe-se que os recursos didáticos são componentes do ambiente educacional que estimulam e facilitam o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, onde o aluno interage e participa”, pontua a estudante.

XX Simpósio de Pesquisa Científica e o XIX Seminário de Iniciação Científica

Essa pesquisa, assim como de outros eixos temáticos está inscrita nos SPC&SIC, eventos que acontecem entre os dias 9 e 11 de dezembro. Nessa edição, o encontro será virtual, no canal do Youtube da Uespi.

Serão realizadas palestras, apresentações de trabalhos por videoconferências e vídeo-pôsteres, para divulgar a pesquisa realizada pelos alunos e professores, além de receber também pesquisadores de outras instituições em um intercâmbio de ideias científicas das mais diversas áreas.

Confira mais informações.

 

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist