Ocupação de UTIs para Covid cresce 44% em 15 dias

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


O índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por paciente com Covid-19 cresceu 44%, nos últimos dias, no Piauí. No dia 6 de fevereiro, 159 dos 288 leitos estavam ocupados, cerca de 55% do total. No último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente ao dia 21 de fevereiro, já eram 229 leitos ocupados, ou 79,5%.

b2985149 5624 44ef 9319 1751e56e0ada Ocupação de UTIs para Covid cresce 44% em 15 dias

As taxas de ocupação de leitos estão maiores nas macrorregiões de saúde do Meio Norte (84,7% dos hospitais públicos), Litoral (84%) e na região do Vale do Piauí e Itaueira (90%). Em relação aos leitos clínicos de Covid-19, também foi registrado um aumento substancial nas macrorregiões de saúde do Meio Norte (78,8%), Litoral (91,9%) e na região do Vale do Piauí e Itaueira (100%). Em Teresina, a taxa de ocupação alcançou 93%, a maior desde o início da pandemia.

Segundo o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, integrante do Comitê de Operações Emergenciais (COE), o crescimento dos casos é um reflexo do comportamento da população desde as festas de fim de ano, quando muitos descumpriram as normas sanitárias. O gestor afirma que as medidas sanitárias, como evitar aglomerações, higienizar as mãos e usar máscaras são extremamente necessárias para conter a Covid. “As medidas restritivas são para acalmar, diminuir o nível de contaminação, diminuir as taxas de ocupação de leitos para que a gente possa trabalhar com mais segurança para atender à população”, explica.

Para o governador Wellington Dias, o Piauí chegou em uma linha de perigo muito elevada para a Covid-19. “Ou a gente adota essas medidas agora, ou não vamos conseguir atender a demanda e vamos entrar numa situação muito pior”, lamentou. Segundo o chefe do executivo estadual, o momento é o mais grave desde o início da pandemia. “Estamos em uma situação de elevada transmissibilidade. São milhões de pessoas que estão com o coronavírus e junto com o coronavírus, existem as novas variantes”, frisou.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, está trabalhando ainda na ampliação de leitos exclusivos para Covid.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist