Obra da nova Maternidade do Piauí está dentro do prazo previsto

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


As obras da Nova Maternidade, localizada na zona leste de Teresina, seguem dentro do prazo previsto. Toda a parte estrutural está executada com previsão de entrega do prédio em setembro de 2021. Realizada através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a iniciativa recebe investimentos aproximados de R$ 135 milhões e, quando pronta, será a maior referência neonatal do Piauí.

Pelo menos 35% das obras já foram concluídas e quando a maternidade estiver pronta deve desafogar as atuais maternidades do Piauí. A Nova Maternidade vai ter estrutura especializada para grávidas de médio e alto risco com 286 leitos. Deste total, 115 serão destinados à terapia intensiva, com 20 unidades somente em UTI adulta e 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, serão instalados 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 leitos Intermediários Canguru, um espaço para acolhimento de mãe e bebê.

De acordo com o secretário Florentino Neto, o andamento da obra está dentro do prazo previsto. O contrato foi celebrado em maio de 2017, mas o início das obras só foi autorizado em setembro de 2018 depois de toda a análise feita pela Caixa Econômica Federal (CEF). “No mês de abril de 2020, a obra ficou parada por causa da pandemia e voltou a funcionar em maio num único turno, com pessoal reduzido. O trabalho só retornou à normalidade em junho deste ano”, afirma o secretário.

O secretário afirma que o térreo, primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto pavimentos estão em fase de acabamento. Ele explica que uma obra dessa grandiosidade pode ter intercorrências no decorrer do processo. “Quando a CEF autorizou o início das obras, a equipe começou a fazer as fundações. Mas em seguida veio o período chuvoso e houve um prejuízo no prazo de uns 60 para concluir as fundações por causa do terreno alagado pelas chuvas”, esclarece.

O novo centro de referência materno-infantil deverá desafogar toda a rede estadual de assistência neonatal e se tornar a principal referência nesse tipo de atendimento, posto ocupado atualmente pela Maternidade Dona Evangelina Rosa. “Estamos diante do maior empreendimento de saúde pública do Piauí, realizado nos últimos anos”, celebra o secretário Florentino.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist