MPPI promove audiência para acompanhar a execução do Plano de Vacinação contra a covid-19 no estado do Piauí

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou nesta quarta-feira (03), audiência com representantes da saúde do governo do Estado e do município de Teresina para acompanhar a execução do Plano de Vacinação contra a covid-19 no Piauí.

O objetivo da reunião é garantir uma aplicação eficiente e eficaz das doses, promovendo o cumprimento das diretrizes estabelecidas no planejamento nacional de vacinação e a proteção da saúde pública. Este é o segundo encontro realizado para dialogar e acompanhar a situação do Piauí.

Os principais pontos da reunião foram relacionados à transparência e atualização de informações, início da aplicação das doses em idosos, pessoas com deficiência e em profissionais de saúde liberais ou que atuem em clínicas privadas.

O promotor de Justiça Eny Pontes, responsável pela 12ª PJ, destacou que a vacinação deve contemplar todos os profissionais que atuam no serviço de saúde, como também aqueles que estão afastados e cobrou uma operacionalização mais racional e responsável. Também pediu adoção de estratégias, como a listagem nominal dos vacinados, para evitar fura-filas.

De acordo com as representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a distribuição da vacina junto aos demais profissionais de saúde que atuam fora da área covid deverá iniciar após a aplicação das doses naqueles que possuem vínculo com o poder público e que estão na linha de frente.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da SESAPI, Herlon Moraes, ressaltou ainda que esta etapa contemplará todos aqueles que são público-alvo, conforme a remessa em estoque. Também pontuou sobre incluir, nesta etapa, os trabalhadores que atuam diretamente com os infectados, como copeiros, motoristas de ambulância, serventes, entre outros, devido o risco de exposição.

Outro ponto que preocupa o trabalho de imunização é a rejeição da vacina entre os profissionais de saúde. Foi solicitado uma reunião com a presença dos Conselhos de Classe para dialogar sobre essa questão. O promotor de Justiça também solicitou a lista e cópias dos termos de recusa para avaliar a situação. Uma nova reunião de acompanhamento deve acontecer na próxima semana.

3 MPPI promove audiência para acompanhar a execução do Plano de Vacinação contra a covid-19 no estado do Piauí

Além da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI) e da FMS, estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PI).

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist