Lacen já realizou mais de cem mil testes para detecção do novo coronavírus

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) já realizou mais de cem mil testes para identificar o novo coronavírus. Ao todo, já foram contabilizados 100.251 exames RT-PCR. O método é classificado como padrão ouro para detectar infecção.

“A análise de biologia molecular é considerada padrão ouro por identificar a presença do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, em amostras de secreções das vias respiratórias (do nariz e garganta) dos casos suspeitos. Assim que chegam ao laboratório, essas amostras passam por diferentes estágios de preparação e extração do material genético das moléculas (RNA) até chegar à etapa final do processo”, explica a diretora técnica do Lacen, Marcela Queiroz.

Mais de cem mil testes
Mais de cem mil testes

Lacen

No Piauí, os exames começaram a ser feitos em março, quando os primeiros casos da Covid-19 apareceram no estado. Por dia, o laboratório faz em média de 800 a 1.000 testes. A unidade funciona 24 horas e disponibiliza o resultado dos exames em até 48 horas.

Lacen

Lacen

“No início da pandemia, a capacidade operacional instalada era de 500 exames dia. Após a Secretaria da Saúde adquirir um extrator automático, a capacidade do laboratório aumentou para mil exames dia, passando a fazer mais extrações e em menor tempo. Outros investimentos ainda serão feitos pela Sesapi no laboratório”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

No laboratório, além do RT-PCR também é realizado o exame sorológico por quimioluminescência em profissionais de saúde.  O teste sorológico apresenta uma maior sensibilidade e maior especificidade em relação aos demais testes.

Ao entrar em contato com o material coletado dos pacientes, o reagente começara a emitir uma luminosidade que irá variar de intensidade dependendo da quantidade de anticorpos presente na amostra. Quanto maior a intensidade, mais anticorpos o indivíduo possuirá, indicando a presença ou não do vírus.

WhatsApp Image 2020 09 17 at 10.04.18 2 Lacen já realizou mais de cem mil testes para detecção do novo coronavírus

Lacen

“No momento esse exame ainda está restrito aos profissionais da saúde. Ele serve para detectar se a pessoa já desenvolveu anticorpos contra a infecção. Estamos em processo de aquisição de novos equipamentos para que possamos disponibilizar esse teste para a população em geral”, destaca Marcela Queiroz.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist