HGV realiza primeira captação e transplantes renais do ano

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


A equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, na quinta-feira (4), a primeira captação de 2021. O HGV é o único no Piauí a fazer esse tipo de procedimento.

A doadora foi uma senhora de 59 anos, que estava internada em um hospital particular de Teresina e teve morte encefálica confirmada após a realização de todos os exames necessários. A causa foi um acidente vascular cerebral hemorrágico.

Foram captados os rins e as córneas. O fígado também foi retirado e enviado para o Ceará.

A ação se deu por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO) e Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV.

CAPTA%C3%87%C3%83O HGV 2 HGV realiza primeira captação e transplantes renais do ano

Dois pacientes que aguardavam na fila de espera receberam os rins na sexta-feira (5). Os procedimentos foram realizados pela equipe de transplante renal do HGV. Os beneficiados foram R.C.G, 52 anos, e  C.S.A, 18 anos. Os dois continuam internados no hospital e evoluem bem.

CAPTA%C3%87%C3%83O A HGV realiza primeira captação e transplantes renais do ano

O coordenador de Enfermagem da OPO, Gilson Cantuário, explica que todo o processo teve sucesso graças à atuação rápida das equipes após o diagnóstico da paciente. ¨Mas nada seria possível sem a aceitação da família, que conseguiu transformar a dor da perda em esperança para outras pessoas que dependem do transplante”, acrescenta o enfermeiro.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, lembra que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o hospital vem mantendo a realização dos transplantes renais. ¨Esse tratamento muda o dia a dia de pessoas com doença renal crônica, pois possibilita que elas tenham uma melhor qualidade de vida¨, pontua o gestor.

“Somente a família tem o poder de autorizar a doação e, quando a família diz sim, a vida continua. Por isso, é fundamental que as pessoas, em vida, manifestem aos parentes o desejo de doar os órgãos. Precisamos aumentar o número de doadores no Piauí”, destaca Pablo Santos, presidente da Fepiserh, órgão que gerencia o HGV.

TRANSPLANTE HGV HGV realiza primeira captação e transplantes renais do ano

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist