HGV adquire equipamentos que permitem procedimento de alta complexidade

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nessa terça-feira (1º), uma cirurgia de alta complexidade de ressecção de tumor nasal do paciente de iniciais M.D.B. O, de 14 anos. O procedimento somente foi possível devido à aquisição de torres de vídeo endoscopia que permitiu a exploração das cavidades nasais do paciente.

Com doação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o HGV recebeu cinco novos equipamentos que permitiu a realização desse procedimento. Para o otorrinolaringologista cirurgião da base do crânio responsável pela cirurgia, Antônio Pedro, os pacientes portadores de tumores nasais são beneficiados com o recurso da videoendoscopia durante a cirurgia, pois essa tecnologia permite o detalhamento minucioso de toda a anatomia cirúrgica e a ressecção do tumor sem cortes na face.

Segundo o médico, o equipamento permitiu a exploração das cavidades nasais, o diagnóstico da patologia e o tratamento cirúrgico da mesma. “Sem a torre de vídeo de endoscopia não seria possível realizar essa cirurgia”, destaca Antônio Pedro.

hgv

O cirurgião conta que o tumor, apesar de ser benigno, era bastante agressivo. “O paciente sofria com hemorragia e obstrução nasal e os pais já estavam dispostos a vender tudo que tinham para salvar a vida do filho. Eu os orientei para aguardar que ia dar certo realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e no HGV”, destaca o médico.

De acordo com o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, a chegada do videoendoscópio permite um menor risco de infecção e menor permanência do paciente no hospital. “A grande vantagem é a redução do tempo de internação, pois o pós-operatório é muito mais rápido. É um equipamento fundamental”, explica o diretor.

PROCEDIMENTOS COM AS TORRES 1 730x973 1 HGV adquire equipamentos que permitem procedimento de alta complexidade

A equipe que realizou o procedimento foi composta pelo cirurgião Antonio Pedro, pelos médicos residentes, Carlos Cunha, Linkelson Marques e Lais Gomes, além do anestesista Silvio Roberto, da enfermeira Janaínna Francelino e das técnicas de enfermagem Jercilene da Silva Araújo e Aliciane de Sousa Leal.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist