Governo investe mais de 4 milhões de reais em sementes e mudas

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) está concluindo a entrega de sementes e mudas para mais de 60 mil agricultores familiares nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. A Secretaria vem disponibilizando sementes om o objetivo de aumentar a produção da agricultura familiar.

Em 2021 estão sendo distribuídas 300 trezentos mil quilos de sementes de feijão e milho, 600 mil mudas de caju e 920 mil raquetes de palma forrageira. A ação beneficiará agricultores familiares de diversos municípios. Para tanto, foram investidos R$ 4.223.999,80 (quatro milhões, duzentos e vinte e três mil, novecentos e noventa e nove reais e oitenta centavos), pelo Governo do Estado, através da SAF.

A secretária Patrícia Vasconcelos, que participou da entrega no município de Batalha, destaca a importância das parcerias para a realização da ação em todo o estado. “Destacamos a parceria significativa dos técnicos do Emater que contribuem com os sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais também e com as prefeituras por meio das secretarias municipais de agricultura”.

A secretária disse ainda que no ano de 2021, a SAF conseguiu entregar as sementes e mudas no momento apropriado para o plantio e que estão sendo beneficiados agricultores atendidos pela Secretaria através de ações, programas e projetos, como por exemplo, o Projeto Viva o semiárido, Programa de Geração de Emprego e Renda (Progere II), Programa Estadual de Crédito Fundiário e Programa de Aquisição de Alimentos.

Para Antônio Luís, morador do assentamento Terra Ativa, no município de Batalha, e atendido pelo Progere II, esse é mais um incentivo para aumentar a renda. “Nunca é tarde para plantar e como temos os aviários é muito importante fazer a plantação, pois depois vai servir também de alimento para os animais”, destacou Antônio Luís.

A execução da ação é realizada pela Secretaria de Agricultura Familiar, em Parceria com o EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretarias Municipais de Agricultura, e os critérios de distribuição estão sendo feitas de acordo com a Portaria da SAF 02/2021 de 15/01/2021.

Moisés Amaro, morador da comunidade quilombola Canabrava dos Amaros, localizada no município de Picos e um beneficiário do PVSA, falou da importância de receber as raquetes palmas. “Recebemos as palmas forrageiras que vão ser plantadas. Essa é a primeira vez que nossa comunidade foi beneficiada com as palmas e nós agradecemos”, ressaltou o agricultor.

O diretor Clébio Coutinho declarou que a essa é uma ação importante e visa dar a garantia de reposição de áreas de culturas anuais bem como a reposição da palma forrageira e também dos pomares de caju, que é uma cultura muito importante para o Piauí principalmente na região do semiárido. A secretaria já distribuiu as sementes de milho, feijão e raquetes de palmas nos 12 territórios do Estado e a previsão é que ainda no mês de fevereiro seja dado início ao processo de distribuição de mudas de caju. Essa é mais uma ação do PRO Piauí e PRO Social e tem como objetivo amenizar os efeitos da pandemia para que o agricultor possa diminuir seus custos de produção e assim conseguir produzir cada vez mais.

WhatsApp Image 2021 01 26 at 17.12.17 Governo investe mais de 4 milhões de reais em sementes e mudas
2021 02 02 at 10.14.43 Governo investe mais de 4 milhões de reais em sementes e mudas
WhatsApp Image 2021 01 26 at 11.33.57 Governo investe mais de 4 milhões de reais em sementes e mudas
IMG 9804 Governo investe mais de 4 milhões de reais em sementes e mudas
20210204 120930 Governo investe mais de 4 milhões de reais em sementes e mudas
16.38.20 1 Governo investe mais de 4 milhões de reais em sementes e mudas
2021 02 02 at 10.14.20 Governo investe mais de 4 milhões de reais em sementes e mudas
Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist