Menu...

22 de setembro de 2018

Governo do Piauí convoca 1.321 professores substitutos


Hospital de Olhos

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realiza a terceira convocação de professores substitutos para cobrir vagas remanescentes de profissionais efetivos da educação básica. Desta vez, foram chamados 1.321 professores substitutos (teste seletivo edital 003/2012) e as Gerências Regionais de Educação (GREs) já estão procedendo às lotações.

Com a medida, a Seduc espera reduzir consideravelmente a falta de professores que hoje afeta parte das escolas da rede. Nesta semana, 665 concursados estão tomando posse e o órgão espera que em poucos dias todos estejam em sala de aula. “A partir da posse eles terão 15 dias para se apresentarem nas escolas. Paralelamente, estamos chamando os substitutos, como nesta nova convocação. Eu quero tranqüilizar os alunos e pais que em pouco tempo essa situação estará resolvida”, comentou a secretária da Educação, Rejane Dias.

Nas duas primeiras convocações de substitutos feitas este ano, foram chamados aproximadamente 2.400 aprovados do teste seletivo. Com o novo chamamento, serão ao todo 3.700 professores substitutos que estão sendo distribuídos de forma a suprir a necessidade encontrada pela Seduc.

Os substitutos são convocados para preencher vagas de professores efetivos afastados da sala de aula por diversos motivos. Segundo a diretora da Unidade de Gerência de Pessoas (UGP) da Seduc, Francisca Mascarenhas, um exemplo são os afastamentos para cargos de gestão, como o de todos os diretores, coordenadores e secretários de cada uma das escolas da rede estadual. Há também os casos de licença para tratamento de saúde e professores a disposição.

Os 3.700 professores substitutos convocados permanecerão trabalhando até o dia 31 de julho de 2015. Até lá, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) irá realizar novo teste seletivo. “Eventuais necessidades poderão surgir, obrigando a Seduc a convocar mais professores substitutos. À medida que essas necessidades forem constatadas, daremos prosseguimento à contratação”, finaliza Mascarenhas.

Fonte: Governo do Piauí

Tags: ,

Comente aqui

sit elit. tristique leo. Praesent facilisis ut elementum