Governo do Estado intensifica ações do Busca Ativa no sul do Piauí

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Atenta ao crescimento no número de casos de Covid-19 no sul do Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforçou as ações do Programa Busca Ativa nas cidades dessa região, como forma de frear o aumento das infecções pelo novo coronavírus.

No último fim de semana, foram capacitadas as equipes dos municípios de Bom Jesus, Corrente, Avelino Lopes, Várzea Grande e São Raimundo Nonato. “O Governo do Piauí e a Sesapi, percebendo que os casos naqueles territórios estavam elevando, imediatamente buscaram incrementar as equipes do Busca Ativa para que os casos positivos fossem isolados e todos os contatos testados, para, assim, ter um tratamento precoce e barrar o avanço da doença”, explica a coordenadora do programa e gerente de Atenção Básica da Sesapi, Dília Falcão.

WhatsApp Image 2020 12 15 at 12.12.33 Governo do Estado intensifica ações do Busca Ativa no sul do Piauí

O Programa Busca Ativa, executado pela Sesapi em parceria com os municípios, está presente em 218 cidades piauienses e já conta com 230 equipes. Desde a implantação, foram realizados 80 mil testes rápidos, além de distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), a serem utilizados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família.

“Por meio de visitas, foram identificadas centenas de pessoas infectadas que não manifestavam sintomas e, por consequência, não tratavam a doença e ainda transmitiam para outros indivíduos e, com a ajuda das equipes, conseguimos isolá-las e evitar a propagação do vírus”, lembra a coordenadora.

O diagnóstico e o tratamento precoces da Covid-19 estão entre as principais estratégias adotadas pelo Governo do Piauí no enfrentamento à pandemia O Programa Busca Ativa ganhou projeção internacional e é referência no combate ao coronavírus.

“As ações do Programa Busca Ativa vem ajudando a aumentar as chances de cura, já que tratamos a doença em seu estágio inicial. Nosso intuito é implantar equipes em todos os municípios do Piauí, para que possamos enfrentar com mais força essa pandemia”, enfatiza do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist