Famílias de São Raimundo Nonato recebem o título do Cadastro Ambiental Rural

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Sessenta e nove famílias do Assentamento Serra Branca/Serra Vermelha – Estadual Nova Jerusalém, em São Raimundo Nonato, receberam o título do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nesta quarta-feira (20). A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental da terra. Os títulos foram em cerimônia com o governador Wellington Dias, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sádia Castro, entre outras autoridades.

semar moura alves 3 Famílias de São Raimundo Nonato recebem o título do Cadastro Ambiental Rural

Foto: Moura Alves

O CAR é um registro público de âmbito nacional obrigatório para todos os imóveis rurais, que integra informações ambientais das propriedades rurais referentes a Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal, florestas, remanescentes de vegetação nativa, Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas. “Com essas informações conseguimos controlar, monitorar e fazer o planejamento ambiental, econômico das propriedades rurais”, explica a secretária Sádia Castro.

O mapeamento ambiental do Assentamento Nova Jerusalém foi realizado pelo Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO) da Semar, através de imagens de satélites, já que a verificação in loco foi comprometida pela pandemia de Covid-19. Contudo, a secretária Sádia Castro esclarece que, posteriormente, haverá uma vista técnica da Semar para conferir se as informações dos satélites estão em conformidade com as observações de campo.

semar moura alves 2 Famílias de São Raimundo Nonato recebem o título do Cadastro Ambiental Rural

Foto: Moura Alves

O consultor do CGEO, Danilo Lopes, explica que possuir o título do CAR permite que o agricultor tenha acesso à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Essa declaração facilita o acesso à linhas de crédito voltado para agricultores familiares. O CAR também é necessário para o licenciamento ambiental. “Ter o título do CAR facilita o acesso a linhas de crédito rural, fortalece a agricultura familiar e a cidadania das populações que moram em áreas mais remotas”, destaca Danilo Lopes.

Sobre o Centro de Geotecnologia (CGEO)

O Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO) é um órgão criado para dar suporte técnico e geotecnológico a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e ao Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

O CAR é realizado pelo CGEO e concentra todas as atividades relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural. “Atualmente, o Piauí já possui mais de 218 mil cadastros na base oficial”, ressalta a diretora do Centro de Geotecnologia (CGEO), Grattyelle Teles.

semar moura alves Famílias de São Raimundo Nonato recebem o título do Cadastro Ambiental Rural

Foto: Moura Alves

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist