Menu...

21 de setembro de 2018

Estoque de sangue no Hemopi está baixo e preocupa Governo do Piauí


Hospital de Olhos

O baixo estoque de sangue nos bancos do Centro de Hemoterapia do Piauí (Hemopi) é uma preocupação constante do órgão. No último mês, as doações caíram e a preocupação da direção do órgão é com a demanda por cirurgias de urgência e emergência em todo o Estado. Com o fim do ano se aproximando, o hemocentro reforça a campanha de coleta de sangue visando preencher a demanda do Natal e Ano novo. Para tal, sensibiliza os doadores para a importância de salvar vidas com um simples gesto.

A preocupação do órgão é com os sangues B+, O+ e A+ que são os mais comprometidos no momento. Para tentar suprir essa demanda o Hemopi planeja uma programação especial em alusão ao dia 25 de novembro quando será comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário. A direção pede que os doadores compareçam a partir de agora a fim de evitar uma demanda muito grande na data.

Aumentar o estoque de sangue

Para ser um doador, a pessoa tem que ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg e estar em condições saudáveis de saúde. É preciso levar documento original com foto, como carteira de identidade ou de habilitação. O procedimento é simples e rápido, antes da doação a pessoa passa por uma triagem para saber se tem condições de doar.

O Hemopi está localizado na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro-Sul de Teresina. O funcionamento é das 7h às 18h, de segunda-feira a sábado, inclusive feriados.

Via: Hemopi

Tags: , ,

Comente aqui

Donec Praesent leo venenatis in adipiscing nunc vel, accumsan libero.