Press "Enter" to skip to content

Dois pacientes tratados com cloroquina são curados do coronavírus no Piauí, confirma médico

No Piauí, dois pacientes que haviam sido confirmados com o novo coronavírus já estão curados. O tratamento foi acompanhado pelo médico Marcelo Burlamarque.

Ele explicou ao Cidade Verde como a medicina local tem combatido o avanço da doença em pacientes considerados em estado grave, inclusive com utilização de cloroquina.

O último boletim do Centro de Informações Estrategicas em Vigilância em Saúde (Cievs), informa que há 18 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, 16 deles em Teresina.

“Dos casos mais graves, apenas dois foram confirmados em nossos hospitais. A recuperação clínica foi boa”, avaliou o diretor-médico do hospital onde as vítimas foram internadas.

Os dois pacientes que estavam em estado grave, internados na rede particular, foram tratados com cloroquina, que tem sido apontada como alternativa para casos críticos da doença.

“Temos usado em pacientes mais graves após ponderar riscos e aceite formal do uso pelo paciente ou familiares. Vários hospitais no Brasil e no mundo estão seguindo esse protocolo. Resultados parecem ser promissores”, afirmou.

Segundo informações, os efeitos da sbstância apontam melhora significativa no sistema imunológico. “Há vários mecanismos de ação envolvidos em outras doenças, mas no Covid parece estar associada a seu poder imunomodulador de transmissão célula-célula. O mecanismo de ação exato também não foi comprovado para essa patologia”, disse.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *