Menu...

23 de setembro de 2018

Docente da UESPI pesquisa qualidade da água de poços no Piauí e apresentará artigo em Portugal


Hospital de Olhos

Propondo garantir melhor qualidade de vida à população urbana e rural, especialmente no período de estiagem, a professora da Universidade Estadual do Piauí, MSc. Francisca Cardoso realizou uma pesquisa sobre as Fontes de Abastecimento por águas subterrâneas no município de Barras-PI (122 km de Teresina), tendo como meio de análise os poços da cidade.

A docente explica que foram seis meses de pesquisa onde 233 poços dos tipos tubulares e 03 poços escavados (cacimba) foram cadastrados e analisados com a retirada de 200 amostras de água que foram levadas ao CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) para o estudo da qualidade do material. “Devido a importância com o elemento água, devemos nos preocupar com os  risco de contaminação dos aquíferos e estudar e preservar o lençol freático, afinal água é um elemento vital”, diz a Francisca.

O resultado da pesquisa foi positivo. De acordo com a professora, as análises indicaram que a água pesquisada continha cerca de 79% é água doce, 20% salobra e 1% salgada. A pesquisadora menciona ainda que busca, com o artigo, “contribuir para o melhor aproveitamento e uso dos poços, de forma responsável é a pretensão do trabalho”, ressalta. A professora apresentará artigo sobre a pesquisa no III Congresso Internacional, I Simpósio Ibero-Americano e VII Encontro Nacional de Riscos, que será realizado nos dias 03 a 08 de novembro na Universidade do Minho, cidade de Guimarães em Portugal.

via: UESPI

Fonte: Assessoria de Comunicação – UESPI

Tags: , ,

Comente aqui

Donec id amet, consectetur eget massa tristique felis et, sem,