Menu...

10 de dezembro de 2018

Dados apontam Piauí como o estado mais seguro do Nordeste


Hospital de Olhos

O Piauí é o estado mais seguro do Nordeste e um dos mais seguros do país. A informação foi dada pela Delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí, que teve acesso às informações preliminares constantes Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal, banco de dados que fornece informações ao Ministério da Justiça, referentes ao ano de 2012.

As informações preliminares do SINESPJC apontam, diz a Polícia Civil, que o Piauí é um dos sete estados mais seguros do país e que investiu nos últimos anos na coleta de dados sobre a violência, aumentando em 42,08% a cobertura de seus dados estatísticos.

De acordo com o delegado geral de Polícia Civil, James Guerra, os dados sobre os crimes no Piauí alcançam todos os 224 municípios, chegando a mais de 97% de cobertura efetiva, o que deve acabar com a subnotificação das práticas criminosas.

A subnotificação é um termo técnico específico da análise criminal onde os estados deixam de tomar conhecimento dos crimes ocorridos em suas circunscrições ou deixam de comunicá-los aos órgãos competentes, fato que impede a tomada de políticas públicas eficientes ao controle da criminalidade.

Ainda de acordo com James, os dados referentes a homicídios levantados pelo Ministério da Saúde em relação ao ano de 2012 ainda não foram disponibilizados pelo DataSUS, banco de dados do Ministério da Saúde, mas a Polícia Civil espera que não haja grande incremento no quantitativo desse tipo de crime em relação aos dados do Piauí.

Comente aqui

vulputate, elit. consequat. sit elit. commodo tristique felis Aliquam