Curso de História lança acervo digital do Jornal Inovação de Parnaíba

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Professores e aluna do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lançam, no dia 5 de fevereiro, o Acervo Digital do Jornal Inovação. O trabalho é resultado de um projeto desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (Pibeu) desde fevereiro de 2020.

O projeto de levantamento e catalogação de fontes históricas em acervos públicos e privados da cidade de Parnaíba-PI tinha como objetivo inicial levantar e catalogar variadas fontes em acervos da cidade. Porém, com a pandemia, os organizadores adaptaram o projeto e focaram especificamente no Jornal Inovação, tendo em vista os diversos acervos dispersos.

O jornal

O Inovação é um jornal da cidade de Parnaíba, que começou a circular em 1977 e foi publicado regularmente até 1988. Depois desse período, foram publicadas ainda algumas edições especiais em 1992, 2019 e 2020.

De acordo com o professor Felipe Ribeiro, orientador da proposta e docente do curso de História, esse jornal é uma importante fonte para pesquisas sobre a cidade.

1 Curso de História lança acervo digital do Jornal Inovação de Parnaíba

Lançamento do acervo online

“O Inovação foi um jornal da imprensa alternativa que teve um papel muito importante nesse contexto. Era publicado em Parnaíba, mas tinha conexões com outros jornais alternativos e movimentos. Nele, há reportagens das mais variadas: tratando da política local e nacional, das enchentes, dos festivais de música, do movimento estudantil, das lutas ambientais, da formação de bairros e suas lutas por melhorias nas condições de vida. É uma fonte histórica muito rica para abordar diversas temáticas de pesquisa”, contou Felipe Ribeiro.

Acervo Digital

O professor Sérgio Luiz Mendes, do Campus de Floriano, também compõe o projeto. Ele concorda com o profº. Felipe e reafirma que o acervo é um instrumento muito útil para pesquisas. “Nós, historiadores e pesquisadores em geral, somos muito carentes de acervos públicos que disponibilizem o que conhecemos como fontes históricas, e esse projeto vem justamente criar um espaço para disponibilizar, de forma on-line e gratuita, aos vários pesquisadores uma fonte hemerográfica de estimado valor histórico: Jornal Inovação”, disse o docente.

“Nossa proposta foi reunir todos esses acervos (físicos), no intuito de completar a coleção do Jornal Inovação, depois organizar, catalogar, passar o OCR (tecnologia que permite o reconhecimento de caracteres e palavras em arquivos digitais) e disponibilizar gratuitamente e on-line”, acrescentou o professor Felipe sobre o processo de produção do acervo virtual.

Todo o acervo digital estará disponível na Plataforma Mundos do Trabalho Piauí a partir do dia 5 de fevereiro.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist