Coordenadoria da Mulher realiza busca ativa para apoio a marisqueiras, artesãs e pescadoras

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


A coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, participou, no último final de semana, de uma série de reuniões com diversas autoridades a fim de articular projetos em prol do desenvolvimento da autonomia econômica e financeira das marisqueiras, artesãs e pescadoras do Território da Planície Litorânea. Participaram do encontro a diretora de Operações da Agência de Fomento, Carlete Brito; a coordenadora de Mulheres Rurais, Louise Sousa e a agente territorial da Seplan, Ana Cristina; a prefeita de Luís Correia, Maria das Dores Fontenele; a prefeita de Ilha Grande, Marina Brito, além do prefeito e a vice-prefeita de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro e Nathalia Regia.

cepm planicie litoranea4 Coordenadoria da Mulher realiza busca ativa para apoio a marisqueiras, artesãs e pescadoras

Durante a articulação, todos os entes se comprometeram em criar o Organismo de Políticas para as Mulheres no território a fim de melhorar o atendimento da rede no enfrentamento à violência doméstica.

Foi realizado também um diálogo com os grupos de mulheres marisqueiras, pescadoras e artesãs para entender suas demandas mais urgentes. As reuniões foram realizadas em Parnaíba: na Associação de Moradores e Artesãos de Varzantinha, Associação de Catadores de Marisco de Ilha Grande, Associação de Mulheres da Pedra do Sal; em Luís Correia, na Associação de Pescadores da Costa e das Bacias Hidrográficas do Delta e do Parnaíba e Associação de Marisqueiras, e em Cajueiro da Praia: na Colônia de Pescadores de Barra Grande e Projeto Peixe Boi.

cepm planicie litoranea2 Coordenadoria da Mulher realiza busca ativa para apoio a marisqueiras, artesãs e pescadoras

Nas reuniões, a coordenadora Zenaide Lustosa destacou a importância do trabalho em rede, a criação dos organismos de políticas para as mulheres e o lançamento do microcrédito por meio do projeto Elas Empreendem. A diretora de Operações da Agência de Fomento, Carlete Brito explicou como funciona o microcrédito e os pontos do investimento nas ações feitas. A coordenadora de Mulheres Rurais, Louise Sousa falou sobre a importância de incentivar o desenvolvimento dos quintais produtivos e participar das Cadernetas Agroecológicas, iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

A ação de busca ativa realizada pela CEPM tem como objetivo articular os órgãos a fim de desenvolver ações em rede e impacta positivamente no desenvolvimento do território, ao mesmo tempo em que fortalece as políticas para as mulheres e sua rede na planície litorânea. A estratégia de desenvolver projetos de forma sistematizada com os órgãos parceiros contribui para empoderamento das mulheres e, consequentemente, a redução de violência doméstica.

cepm planicie litoranea6 Coordenadoria da Mulher realiza busca ativa para apoio a marisqueiras, artesãs e pescadoras
cepm planicie litoranea5 Coordenadoria da Mulher realiza busca ativa para apoio a marisqueiras, artesãs e pescadoras
cepm planicie litoranea4 Coordenadoria da Mulher realiza busca ativa para apoio a marisqueiras, artesãs e pescadoras
cepm planicie litoranea3 Coordenadoria da Mulher realiza busca ativa para apoio a marisqueiras, artesãs e pescadoras
cepm planicie litoranea2 Coordenadoria da Mulher realiza busca ativa para apoio a marisqueiras, artesãs e pescadoras
cepm planicie litoranea Coordenadoria da Mulher realiza busca ativa para apoio a marisqueiras, artesãs e pescadoras
Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist