Press "Enter" to skip to content

Conheça os 15 mais belos pontos turísticos do estado, eleitos em pesquisa do Clik Piauí

Last updated on 21 de maio de 2020

Os quinze mais belos pontos turísticos do Piauí foram selecionados em uma pesquisa realizada entre os seguidores do Clik Piauí no Instagram. No geral, foram mais de 12 mil votos, com escolha de lugares conhecidos como praias, serras, cachoeiras, igrejas, prédios, rios, dentre outros.

A escolha foi feita em meio à variedade de lugares que, segundo a organização da pesquisa, mais impressionam pela contribuição histórica, religiosa, cultural, de negócios, aventura, etc.

  • 1º lugar: O Delta do Parnaíba, no Litoral do Piauí;
    O Delta consiste num conjunto de ilhas formadas na foz do Rio Parnaíba em pleno Oceano Atlântico. A porta de entrada é o Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande do Piauí, de onde parte as embarcações para o Delta. No passeio os turistas conhecem a fauna e a flora preservados, os costumes de povos ribeirinhos que habitam a região, dunas, manguezais e os encantos e mistérios de uma das regiões mais belas do Piauí.

  • 2º lugar: Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato;
    O município de São Raimundo Nonato abriga grande parte da área pertencente ao parque. Os turistas, acompanhados de guias, conhecem diversas formações rochosas que abrigam pinturas rupestres, além de artefatos e fósseis usados pelos nossos ancestrais há milhões de anos. Os museus também são bastante visitados, com destaque para o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza. O Parque Nacional Serra da Capivara é o lugar ideal para quem deseja um passeio recheado de aventuras, história e muita informação.
  • 3º lugar: Cachoeira do Engenho Velho, em Cocal;
    Durante o período chuvoso, o local se destaca pela impressionante queda d’água de 50 metros de altura. O esforço para chegar à cachoeira, localizada numa área de difícil acesso, é compensado pela beleza da cachoeira. O Engenho Velho é ideal para quem deseja um lugar tranquilo e sossegado distante dos problemas das grandes cidades.
  • 4º lugar: Cachoeira do Salto Liso, em Pedro II
    O município é referência pela variedade de cachoeiras. A Cachoeira do Salto Liso também se localiza numa região de difícil acesso. É preciso muita disposição para enfrentar as diversas trilhas no meio da mata. A cachoeira do Salto Liso está localizada no povoado Mangabeira, que fica a cerca de 14 km do perímetro urbano de Pedro II.
  • 5º lugar: Cachoeira do Tingidor, em Juazeiro do Piauí;
    Ao contrário das duas anteriores, o acesso para a cachoeira não é tão complicado. Ela fica a poucos quilômetros do perímetro urbano e desperta a atenção dos amantes de cachoeiras. A região de Juazeiro do Piauí também é conhecida pela diversidade de quedas d’águas e costuma receber a visita de muitos turistas principalmente no período chuvoso quando há um aumento no volume dos rios na região.
  • 6º lugar: Praia do Atalaia, em Luís Correia;
    Referência entre todas as praias do nosso litoral pela estrutura que oferece aos turistas e banhistas com bares, restaurantes, quiosques, pousadas e hotéis. A Praia de Atalaia recebe todos os anos a visita de milhares de pessoas principalmente nos meses mais quentes do ano, no 2° semestre.
  • 7º lugar: Arvore Penteada, em Luís Correia;
    Trata-se da conhecida ‘Arvore Penteada’, uma tamarineira que adquiriu um formato curioso devido a ação dos fortes ventos. A árvore fica próximo à Praia de Carnaubinha e parada obrigatória para quem vai de Luís Correia em direção à Barra Grande.
  • 8º lugar: Praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia;
    Conhecida pela prática do kitesurf, a praia também chama a atenção pelo tom esverdeado de suas águas. Além disso, a atmosfera descontraída do lugar, com suas ruas de areia, povo hospitaleiro, natureza e muitas opções de hospedagem, geralmente ambientes rústicos, mas sofisticados e alguns muito luxosos.
  • 9º lugar: Canyon do Rio Poti, em Buriti dos Montes;
    É o Canyon do Rio Poti, localizado no município de Buriti dos Montes quase na divisa com o estado do Ceará. O canyon é uma abertura no meio de paredões rochosos por onde passa o leito do Rio Poti. O Cânion do rio Poti é um paraíso no meio do sertão nordestino que reúne, em um só lugar, rio, pedras, cachoeiras, fendas geológicas, fauna, flora, arte rupestre e pontos para aventuras radicais.
  • 10º lugar: Pedra do Castelo, em Castelo do Piauí;
    É um lugar repleto de imagens pré-históricas, de lendas, mistérios de aparições e muito encanto. A Pedra do Castelo é o nome que se deu a uma grande formação rochosa que está localizada a 20 km da área urbana de Castelo do Piauí. As paredes internas dos paredões contêm pinturas rupestres deixadas pelo homem pré-histórico com mais de seis mil anos.
  • 11º lugar: Parque Encontro dos Rios, em Teresina;
    Localizado no bairro Poti Velho, na zona norte da capital piauiense, o parque abriga o famoso Restaurante Flutuante onde é possível apreciar o encontro das águas do Rio Poti com o Rio Parnaíba. Também há no local a estátua do Cabeça de Cuia, personagem folclórico atribuído a uma lenda e também o comércio de artesanato proveniente do pólo cerâmico.
  • 12º lugar: Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba;
    É a única praia do nosso litoral localizada no município. Chegando à praia, o turista encontra um conjunto de rochedos graníticos, nada mais que um morro de pedras que avança oceano adentro, dividindo a praia em dois lados: o bravo, mais frequentado por surfistas por possuir ondas fortes e o lado manso, ideal para descanso, pescaria e acompanhar o pôr-do-sol.
  • 13º lugar: Mirante do Gritador, em Pedro II;
    Trata-se do ponto de maior altitude do Piauí estando a 720 metros de altitude. Localizado na costa da Serra da Ibiapaba, o Mirante do Gritador está localizado a cerca de 14km ao norte da área urbana de Pedro II. O local oferece uma vista panorâmica da Serra dos Matões.
  • 14º lugar: Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos;
  • Ela se apresenta monumental, pujante, bela e repleta de história e curiosidade, formando um lugar para se visitar na cidade modelo. Com 40 metros de altura é uma das maiores igrejas do Nordeste. Construída em estilo gótico, a catedral ainda tem altares de mármore, algumas partes com detalhes em metal dourado que foram trazidos da Itália e possui lindos vitrais.
  • 15º lugar: Porto das Barcas, em Parnaíba.
    O Porto das Barcas é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba concentrando diversas agências e pousadas além de lojas de artesanato. Percorrendo o Porto das Barcas você encontrará as ruínas, um espaço muito bonito que guarda importantes momentos da história do Piauí. Também é o lugar ideal para provar uma das inúmeras iguarias da região com destaque para os pescados e outros frutos do mar

Fonte: Meio Norte

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *