Comando Geral da PMPI emite portaria definindo normas e condutas de militares em entrevistas e redes sociais

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

O Comando Geral da Polícia do Piauí emitiu recentemente uma portaria que define normas e condutas que deverão ser obedecidas por policiais em entrevistas aos meios de comunicação. O documento trata também do uso de mídias sociais por parte dos militares.

A portaria foi assinada pelo comandante geral, Coronel Lindomar Castilho, e enfatiza a necessidade de “estabelecer critérios da padronização da conduta dos policiais militares”.

Dentre as mudanças que passam a valer está a de conceder entrevista. Segundo a portaria, nenhum policial militar poderá falar com a imprensa sem estar “expressamente autorizado e orientado pelo Comandante-Geral da PMPI ou pela Diretoria de Comunicação da PMPI”.

Os policiais não poderão “fazer referência, comentar ou opinar, pela Imprensa e Mídia em geral, sobre assuntos político-partidários”, como também não deverão participar de debates em meios de comunicação ou redes sociais sem a autorização do Comando Geral.

A portaria proíbe também que os militares utilizem elementos que permitam a identificação da Polícia Militar, como fardamentos, por exemplo, em entrevistas na imprensa ou redes sociais com finalidade exclusiva de evidenciar sua imagem pessoal.

O texto atinge de modo específico militares que buscam disputar cargos eletivos nas eleições municipais de 2020, que já divulgam ideias e propostas em redes sociais. Associações que representam os militares já estão questionando a portaria do Comando Geral. O departamento jurídico está analisando o documento.

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist