Wellington Dias renova certificação digital: “Queremos um estado livre do papel”

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

Nesta segunda-feira (28), o governador Wellington Dias esteve na Agência de Tecnologia do Estado (ATI), que coletou a sua biometria para renovar a certificação digital pessoal, a jurídica como governador do Estado e para habilitar a de presidente do Consórcio Nordeste. A certificação digital torna-se cada vez mais necessária, principalmente para os gestores.

“Estamos trabalhando para ter um estado que caminhe cada vez mais para a área da tecnologia moderna. Dentro do programa Pro Piauí temos um eixo que é a pró-modernização para mais eficiência e queremos um estado livre do papel, onde possamos organizar uma base de dados para garantir a assinatura digital e dar mais segurança a todos os atos físicos e jurídicos”, disse Wellington Dias.

Wellington Dias renova certificação digital: “Queremos um estado livre do papel”

O uso da certificação digital

A certificação digital é usada para transmissão das obrigações acessórias junto à Receita Federal e à Caixa Econômica Federal. “Os certificados de pessoa física são usados na prestação de contas dos gestores junto ao Tribunal de Contas, inclusive empréstimos que o gestor tem que fazer para o estado e a carta de intenções também são assinados usando o certificado digital. Todo gestor, hoje, tem que ter o certificado digital e ele não se restringe à essa parte burocrática, a pessoa física tendo esse certificado tem acesso à Receita Federal”, explica Sérgio Ramos, responsável pela operacionalização da certificação digital na ATI.

Ainda de acordo com o técnico, houve o crescimento de emissão de certificados digitais, pois os novos sistemas desenvolvidos do Estado, da Justiça e do Governo Federal exigem. “Os que estão sendo emitidos em 2020, em sua maioria são uma renovação dos certificados de 2017, ano em que emitimos 528 certificados e nesse ano já está em 669. Os certificados são sazonais, válidos por um a três anos, e se fazem cada vez mais necessários”, afirmou Sérgio Ramos.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist