Menu...

21 de julho de 2018

Idepi rebaixa sangradouro para evitar rompimento de barragem no Piauí


Hospital de Olhos

BARRAGEM DE JOSÉ DE FREITAS – A interdição da passagem de pessoas e automóveis na estrada sobre a parede da barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, tem sido motivo de preocupação dos moradores da cidade. A interdição foi determinada foi feita pela Guarda Municipal mediante suspeita de vazamento e a possibilidade rompimento, detectadas na manhã deste domingo (8).

Segundo o site Saraiva Repórter, engenheiros do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) estão na cidade fazendo uma análise da real possibilidade de riscos aos moradores e buscando rebaixar o sangradouro para aumentar a vazão, o que deverá aliviar a pressão sobre a parede da barragem. Segundo informações, a capacidade da barragem é de 11 milhões de m³.

Um pescador, informou o geólogo José Iran Paiva Felinto, foi quem descobriu o vazamento. Ele disse ao blog Saraiva Repórter que a retirada de pedras da parede da barragem pode ter sido a causa, o que vai ser investigado.

O trabalho das equipes na recuperação da parede da barragem será feito após o rebaixamento do sangradouro, segundo o geólogo.

O site Realidade em Foco teria sido informado pelo vereador Erisvaldo Saraiva Rocha, que há o risco de rompimento da barragem e que a prefeitura vem cobrando os serviços de manutenção da parede da barragem desde 2013, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Tags:

Comente aqui

nunc lectus felis nec ut facilisis