Aluna da Uespi conquista 2º lugar na VI Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

A estudante Thais Santiago de Sousa, aluna do 9º Período do curso de Engenharia Agronômica, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), conquistou o 2º lugar na VI Jornada Científica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Meio-Norte, com a premiação na modalidade Iniciação Científica.

O trabalho “Componentes da produção do milho inoculado com bactérias promotoras de crescimento vegetativo” foi executado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). A pesquisa trata da avaliação da produtividade do milho, em resposta à inoculação com Azospirillum brasilense e Herbaspirillum seropedicae, bactérias diazotróficas endofíticas, promotoras de crescimento vegetal.

Segundo a autora do trabalho, os baixos níveis de produtividade da cultura do milho são um problema, especialmente para os pequenos produtores, tendo como a principal causa a baixa disponibilidade de nitrogênio – nutriente mineral que exerce maior influência na produtividade de grãos e o que mais onera o custo de produção. Além da necessidade de reduzir custos com adubação nitrogenada, também é crescente a preocupação com a poluição dos recursos hídricos e da atmosfera causados pelo uso inadequado de fertilizantes nitrogenados, em virtude da instabilidade desse nutriente.

“No trabalho, mostramos estratégias de manejo da lavoura que possam atender a demanda nitrogenada do milho, com baixo custo de produção e limitado impacto ambiental, beneficiando assim os produtores e o meio ambiente”, explicou a aluna.

1 Aluna da Uespi conquista 2º lugar na VI Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte

Título do trabalho da aluna Thais, vencedor do segundo lugar na VI Jornada Científica

Conquista

A aluna ressalta ainda que esse trabalho proporcionou a ela mais conhecimento sobre o mundo da pesquisa. “Com o desenvolvimento desse trabalho, aprendi desde a organização do material para análises laboratoriais até a elaboração e apresentação de publicações técnico-científicas. Estou muito feliz pelo reconhecimento da Embrapa e pretendo continuar desenvolvendo pesquisas e contribuindo com a sociedade”, disse a 2ª colocada na VI Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte.

1 1 Aluna da Uespi conquista 2º lugar na VI Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte

Aluna da Uespi conquista 2º lugar na VI Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte

Thais Santiago apresentando trabalho científico na V Jornada em 2019

A orientadora da pesquisa, engenheira agrônoma e pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Rosa Maria Mota, aguardava com otimismo o resultado do trabalho desenvolvido com a aluna. “Eram 34 trabalhos de excelente qualidade técnica-cientifica e seriam avaliados não só pela elaboração do resumo, mas também pela apresentação e arguição. Então, acreditei muito na qualidade do trabalho e na competência da Thais, e fiquei na espera com otimismo. E, assim sendo, quando saiu o resultado, eu fiquei muito orgulhosa”, finalizou a pesquisadora.

Fonte: Governo PI

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist